Conecte-se Conosco

Cidade

TCE dá parecer pela reprovação de contas e pode deixar RONALDO MIZIARA inelegível

LUIS VILELA

Publicado

em

Wendell Reis Portal Investiga MS

O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul publicou, nesta quinta-feira (15), pareceres recomendando a reprovação da prestação de contas de um prefeito e seis ex-prefeitos do Estado. Foram reprovadas as contas do prefeito de Deodápolis e ex-prefeitos de Tacuru, Água Clara, Aparecida do Taboado, Paranaíba, Nova Alvorada do Sul e Angélica.

O parecer do  Tribunal de Contas será encaminhado para as câmaras dos respectivos municípios, que dirão se concordam ou não com o parecer. Caso sejam acatados os pareceres pelos vereadores, os prefeitos ficarão inelegíveis.

A legislação prevê que, na hipótese de emissão de parecer prévio contrário à aprovação das contas, o processo será submetido a “julgamento pelo Legislativo competente, na forma do artigo 71 da Constituição Federal, para fins de identificação da natureza da irregularidade ou ilegalidade ensejadora da rejeição das contas a serem encaminhadas ao Ministério Público Estadual, obedecido o devido processo legal para a propositura da ação cabível”.

Publicidade

Em Tacuru, Carlos Alberto Pelegrini teve as contas de 2018 reprovadas por: despesa com pessoal acima do limite legal e inconsistência no saldo das disponibilidades. O TCE recomendou que o município fique atento a importância do controle do passivo financeiro, para que não comprometa o andamento do exercício seguinte, o que não é recomendável ao equilíbrio das contas públicas.

No Município de Água Clara, o ex-prefeito Edvaldo Alves de Queiroz teve as contas de 2018 reprovadas por ausência de comprovação da utilização do saldo do exercício anterior do Fundeb no 1º trimestre e reabertura de balanço de exercício já encerrado.

Em Aparecida do Taboado, oex-prefeito Robinho Samara teve parecer contrário por escrituração irregular – falhas na totalização da previsão atualizada de receitas e na dotação atualizada de despesas– inconsistências do anexo 10 e 11 em relação ao balanço orçamentário.

No Município de Paranaíba, o ex-prefeito Ronaldo José Severino de Lima teve as contas de 2018 com parecer para reprovação por infração à legislação aplicável – registro irregular – inconsistências no balanço patrimonial – divergências entre o balanço patrimonial e o demonstrativo da dívida flutuante – divergências entre os demonstrativos encaminhados e os publicados.

Em Nova Alvorada do Sul, Arlei Silva Barbosa teve parecer pela reprovação das contas de 2019 por divergência de registros contábeis no balanço patrimonial – cancelamento de restos a pagar processados – ausência de justificativas plausíveis – falha em quadro anexo ao balanço patrimonial – disponibilidades de caixa em instituição financeira não oficial – remessa intempestiva dos balancetes mensais e dos demonstrativos do RREO e RGF – controle interno exercido por servidor investido em cargo em comissão.

Publicidade

Em Angélica, Roberto Silva Cavalcante teve parecer contrário a aprovação de contas de 2019 por divergências nos demonstrativos contábeis – divergência no registro de contribuições sociais – divergências de saldos de recebimentos e pagamentos extraorçamentários dos anexos 13 e 17 – inconsistência apurada no saldo do quadro superávit/déficit financeiro do anexo 14 – não comprovação da disponibilidade financeira para o exercício seguinte verificada nos anexos 13 e 14 – ausência de documentos – não encaminhamento das notas explicativas junto às demonstrações contábeis – ausência de ampla transparência – ausência de regulamentação das alterações orçamentárias.

No Município de Deodápolis, o atual prefeito, Valdir Luiz Sartor, teve parecer pela reprovação das contas de 2019 por infração à legislação aplicável – divergência de valores entre anexos 13, 14 e 18 – inconsistência no saldo das disponibilidades – escrituração irregular – ausência de remessa de documentos obrigatórios – extratos bancários – intempestividade na remessa dos balancetes ao Sicom e do RREO – ausência de ampla transparência ativa – parecer do controle interno emitido por servidor comissionado – não utilização do superávit financeiro – divergência no registro da conta do patrimônio líquido e no quadro anexo do “superávit/déficit financeiro.

Deixe o Seu Comentário

Luís Vilela é jornalista formado pela UNIDERP Campo Grande (MS), atual em veículos de imprensa como Jornal O Estado de MS, rádio CBN Campo Grande, Jornal Tribuna Livre, Rádio Difusora e Rádio VALE FM. Vencedor de premios de Jornalismo FAMASUL e OCB/MS.

Cidade

Usina Cedro promove investimentos nas estradas e pontes de Paranaíba

LUIS VILELA

Publicado

em

 

A região de Paranaíba, Mato Grosso do Sul, vive uma transformação significativa em sua infraestrutura, impulsionada pela instalação da Usina Cedro. A iniciativa não apenas evolui o setor local de produção de energia renovável, mas também promove melhorias significativas na estrutura viária e social.

Aproximadamente 180 quilômetros de estradas rurais municipais foram beneficiadas pelas obras de adequação viária. Entre as melhorias do plano, estão a construção de pontes, sistemas de sinalização e melhorias de estradas rurais para o melhor escoamento da produção agrícola.

A Usina Cedro, prestes a entrar em operação, é um marco para a economia regional, trazendo não apenas empregos e desenvolvimento industrial, mas também um compromisso com a melhoria da infraestrutura para a comunidade local. Ao todo, são 638 funcionários na unidade local e 29 vagas abertas para diferentes funções nas áreas Agrícola, Industrial e Administrativa.

Publicidade

Desafios de Infraestrutura

Antes da instalação da usina, as entradas rurais municipais que conectavam as comunidades vizinhas e as áreas agrícolas ao centro urbano de Paranaíba enfrentavam desafios de infraestrutura, incluindo estradas estreitas e capacidade limitada para suportar o tráfego pesado.

Os benefícios dessas melhorias não se limitaram apenas à eficiência logística da Pedra Agroindustrial. Produtores locais agora têm acesso mais fácil aos mercados urbanos, o que fortalece a economia rural e promove um ambiente de negócios mais dinâmico e competitivo.

À medida que a Usina Cedro continua a expandir suas operações e a Pedra Agroindustrial reafirma seu compromisso com práticas responsáveis, as melhorias promovidas são também um símbolo do progresso econômico e social local.

O Sindicato Rural de Paranaíba publicamente reconhece e agradece os investimentos realizados pelo Usina Cedro e deseja muito sucesso nas suas operações.

Publicidade

Deixe o Seu Comentário

Continue Lendo

Agro

Aprosoja/MS realizou a apresentação do estudo de “Uso e Ocupação do Solo” de Paranaíba

LUIS VILELA

Publicado

em

 

📍 O presidente do Sindicato Rural de Paranaíba e diretor da Aprosoja/MS, Fábio Macedo, esteve com o presidente da Aprosoja/MS, Jorge Michelc, o coordenador de Assessoria Institucional, Tauan Almeida, o engenheiro agrônomo da Associação, Flavio Faedo Aguena e da Técnica de Campo Patrícia Vilela da Silva, para a entrega do estudo técnico “Uso e Ocupação do Solo” ao vice-prefeito, José Barbosa Barros (Barbosinha) durante reunião realizada na Prefeitura Municipal. A diretora da Secretaria de Indústria e Comércio, Eliza Garcia Kafke, também participou da reunião.

📊 Este levantamento, realizado pelo projeto SIGA-MS, executado pela Aprosoja/MS, já foi entregue a mais de 40 prefeituras de Mato Grosso do Sul. O objetivo é fornecer subsídios para a tomada de decisões no setor agropecuário, auxiliando gestores públicos, produtores e investidores a compreenderem melhor a distribuição das atividades agrícolas no território sul-mato-grossense.

🌱 O estudo destaca a transformação no uso do solo em Paranaíba no decorrer do anos.
A entrega deste material reforça o compromisso com o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento do agronegócio local.

Publicidade

Deixe o Seu Comentário

Continue Lendo

Cidade

Investigação identifica autor de abigeato e recupera oito cabeças de gado em Paranaíba

LUIS VILELA

Publicado

em

A Primeira Delegacia de Paranaíba obteve um importante avanço no combate aos crimes patrimoniais no campo ao identificar o autor de um crime de abigeato e recuperar oito cabeças de gado, avaliadas em aproximadamente R$ 50 mil. A ação é resultado do trabalho investigativo conduzido com excelência pelo Setor de Investigações Gerais (SIG), que esteve à frente do caso desde a comunicação inicial do crime.

As diligências foram iniciadas assim que surgiram os primeiros indícios da subtração dos animais, no dia 16 de abril. O investigado, de 48 anos, foi identificado como sendo um funcionário da propriedade em que trabalhava e, ao ser interrogado, confessou o crime, sendo formalmente indiciado pelo delegado responsável pelo inquérito.

O gado recuperado já foi restituído à vítima, representando um importante resultado no enfrentamento ao abigeato, crime que impacta diretamente a economia rural da região.

Publicidade

Deixe o Seu Comentário

Continue Lendo
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Policial

Cidade4 dias atrás

Investigação identifica autor de abigeato e recupera oito cabeças de gado em Paranaíba

A Primeira Delegacia de Paranaíba obteve um importante avanço no combate aos crimes patrimoniais no campo ao identificar o autor...

Cidade2 semanas atrás

Condenado por estupro de vulnerável é preso em Paranaíba

  A Polícia Civil do Mato Grosso do Sul, por meio da Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM) de Paranaíba,...

Cidade3 semanas atrás

Dupla investigada por tentativa de homicídio em fevereiro é presa em Paranaíba

O Setor de Investigações Gerais (SIG) da Primeira Delegacia de Polícia de Paranaíba prendeu, nesta quinta-feira (04), dois homens investigados...

Cidade3 semanas atrás

Homem é preso por abusar de criança de 5 anos em paranaíba

A Polícia Civil do Mato Grosso do Sul, por meio da Delegacia de Atendimento à Mulher de Paranaíba/MS (DAM), efetuou...

Cidade4 semanas atrás

Polícia Civil cumpre dois mandados de prisão em Paranaíba

A Delegacia de Polícia de Paranaíba e do Setor de Investigações Gerais (SIG) realizou, nesta quarta-feira (2), o cumprimento de...

Cidade4 semanas atrás

Homem é preso em MG após perseguição e crimes contra advogada de Paranaíba

A Polícia Civil, por meio do Setor de Investigações Gerais (SIG) da Delegacia de Polícia de Paranaíba, obteve o cumprimento...

Destaques4 semanas atrás

Viatura da PM colide com moto durante abordagem em São Sebastião do Pontal (MG); adolescente fica ferido

Na manhã deste sábado (29), um incidente envolvendo a Polícia Militar de Minas Gerais chamou a atenção em São Sebastião...

Artes e Lazer1 mês atrás

Polícia fecha prostíbulo em Aparecida do Taboado e prende três por tráfico de drogas e posse de armas

Na última sexta-feira (21/06), a Polícia Civil, por meio do Setor de Investigações Gerais (SIG), cumpriu um mandado de prisão...

Cidade1 mês atrás

Demutran realiza Projeto “Trânsito Seguro é Trânsito Consciente”

A Prefeitura Municipal de Paranaíba, por meio do Departamento Municipal de Trânsito, está desenvolvendo o projeto “Trânsito Seguro é Trânsito...

Cidade1 mês atrás

Rede Central repudia ato de vandalismo de ex-funcionário contra supermercado Abeve

A Rede Central de Supermercados, de Paranaíba, emitiu uma nota oficial nesta quinta-feira (21) repudiando o ato de vandalismo cometido...

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas