Conecte-se Conosco

Brasil

MS é campeão em maconha “per capita” apreendida

LUIS VILELA

Publicado

em

Mato Grosso do Sul é o estado com maior média “per capita” de maconha apreendida. As análises foram feitas pelo cálculo da quantidade de droga encontrada com detidos e processados por tráfico de drogas. Os dados são de uma pesquisa divulgada pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e foram repercutidos em uma reportagem do jornal O Globo.

O Estado é conhecido como a porta de entrada de entorpecentes do Paraguai, levantamentos feitos em outros Tribunais de Justiça do país apontam processos por tráfico com volume de droga abaixo de 150 gramas. A média nacional é de 85 gramas, mas Mato Grosso do Sul ultrapassa os números, chegando a 1,1 kg.

Os cinco estados com maior mediana de maconha apreendida nos processos; e os cinco com menor. (Foto: Ipea)
Atrás de Mato Grosso do Sul está o estado do Rio de Janeiro, com 147 gramas. Na sequência, vem Pernambuco com 112 gramas, Santa Catarina, com 111; e Paraná, com 109 gramas.

Em compensação, nos estados do Ceará, Piauí, Espírito Santo, Roraima e Amazonas, a média de quantidade de maconha apreendida foi menor ao dado nacional.

Publicidade

O estudo do Ipea diz que a maioria das pessoas presas com droga são processadas por tráfico, ainda que carreguem pouca quantidade do entorpecente. Porém, 27 a 48% dos condenados, apreendidos com entorpecentes, poderiam ser absolvidos.

Cocaína – No que se refere apreensões de cocaína, nos estados da região Sudeste e Norte, parecem ser mais frequentes. Rio de Janeiro, Alagoas, Roraima e São Paulo, lideram o ranking.

Já os estados de Mato Grosso, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Goiás, Distrito Federal e Maranhão apresentaram números menores de apreensões.

O defensor público federal do Amazonas, João Thomas Luchsinger esteve recentemente em Ponta Porã, cidade na fronteira do Paraguai, e uma das mais afetadas pela rota do tráfico de maconha. Segundo ele, a situação por lá é bastante peculiar, em comparação com o restante do país. A ponto de policiais relatarem que pessoas flagradas com 5 kg da droga costumam ser liberadas, tamanho a banalização da droga.

“A orientação informal é de apenas apreender, encaminhar para destruição, mas não lavrar flagrante”, explicou o defensor.

Publicidade

Em entrevista ao jornal O Globo, especialistas e juristas que acompanham o tema afirmam que os números mostram a ineficiência da política de combate às drogas. Um sistema que gera muitas prisões, mas não resolve o problema de segurança pública.

“Pela nossa experiência, é possível constatar que o perfil das pessoas presas por tráfico são homens bastante jovens, de 18 a 25 anos, de baixa escolaridade, negras, moradores de áreas periféricas e pobres — afirma Fernando Mestrinho, defensor público do Amazonas. Do ponto de vista da política criminal, não é bom para a sociedade que haja tantas prisões de pessoas tão jovens por causa de quantidades tão pequenas, porque eles são presos num sistema desumano e aí podem ser cooptados pelo crime. Do ponto de vista econômico, também é contraproducente. O custo hoje médio no Amazonas é de R$ 3 mil mensais por preso. Não faz sentido gastar tanto dinheiro para manter esses jovens presos por causa de 20 gramas”.

– CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

Publicidade

Deixe o Seu Comentário

Luís Vilela é jornalista formado pela UNIDERP Campo Grande (MS), atual em veículos de imprensa como Jornal O Estado de MS, rádio CBN Campo Grande, Jornal Tribuna Livre, Rádio Difusora e Rádio VALE FM. Vencedor de premios de Jornalismo FAMASUL e OCB/MS.

Artes e Lazer

19 de Abril – Dia dos Povos Indígenas

LUIS VILELA

Publicado

em

“Os povos indígenas são parceiros inestimáveis no fornecimento de soluções para as mudanças climáticas e na criação de um mundo sem fome. Nunca alcançaremos soluções a longo prazo para as mudanças climáticas e para a segurança alimentar e nutricional sem buscar ajuda e proteger os direitos dos povos indígenas.” (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação – FAO)

Em 19 de abril, comemoramos o Dia dos Povos Indígenas, data estabelecida para celebrar a diversidade de culturas dos povos indígenas brasileiros; implementar políticas públicas que garantam os direitos dos povos originários; combater preconceitos contra esses povos; promover reflexões sobre a importância desses povos, destacando sua relevância para a proteção e preservação ambiental.

A data foi criada no ano de 1943, por influência de Marechal Rondon, importante indigenista brasileiro e, também, devido ao Congresso Indigenista Interamericano, realizado, no México, em 1940, com o objetivo de estudar a situação dos povos indígenas no continente americano e criar diretrizes e ações que os governos poderiam adotar para garantir os direitos dos povos indígenas e a preservação de suas culturas e tradições.

De acordo com o Censo 2022 sobre os povos indígenas, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com o apoio da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), a população indígena do país chegou a 1.693.535 pessoas, o que representa 0,83% do total de habitantes. Grande parte dos indígenas do país (44,48%) está concentrada no Norte: são 753.357 indígenas vivendo na região. Em seguida, com o segundo maior número, está o Nordeste, com 528,8 mil, concentrando 31,22% do total do país. As demais regiões têm a seguinte distribuição: Centro-Oeste 11,80% ou 199.912 pessoas indígenas, Sudeste 7,28% ou 123.369 e Sul 5,20% ou 88.097 indígenas.

Publicidade

O Brasil possui um grande número de povos indígenas, mais de 266, de acordo com o Censo Demográfico, de 2022, realizado pelo IBGE, e muitas deles vivem em áreas de grande importância ecológica, como a floresta amazônica. Esses povos possuem um grande e valiosíssimo conhecimento sobre os ecossistemas onde vivem, tendo desenvolvido uma profunda conexão com a terra, as plantas e os animais, ao longo de milhares de anos, vivendo em harmonia com o meio ambiente. Por isso, os povos indígenas sabem como proteger esses ambientes e administrar os recursos naturais de forma sustentável, e esse rico conhecimento tem sido transmitido de geração em geração. Os povos indígenas sabem o quanto é importante preservar os recursos naturais, para a sobrevivência de suas comunidades e, por isso, possuem uma relação de respeito e cuidado com a natureza.

Entretanto, os povos indígenas estão entre os mais vulneráveis e marginalizados da sociedade brasileira, pois sofrem constantemente ameaças às suas vidas, às suas culturas, tradições, línguas, crenças, religiões e formas de organização social, devido à invasão de seus territórios por madeireiros, garimpeiros, grileiros e grandes projetos de infraestrutura, que provocam deslocamentos forçados de suas terras; devido à degradação e poluição de suas terras por causa de desmatamentos, queimadas, contaminação de seus ecossistemas por agrotóxicos e resíduos de mineração; devido ao preconceito, discriminação, exclusão, devido à negação de suas identidades e autodeterminação e à violação de seus direitos humanos; e atualmente devido às graves consequências das mudanças climáticas, da perda de biodiversidade, da degradação ambiental e da pobreza.

É extremamente importante e necessário que os povos indígenas sejam respeitados, que seus direitos sejam reconhecidos e garantidos, e que sejam desenvolvidas e implementadas políticas públicas de valorização de suas culturas e que garantam a participação plena e efetiva desses povos nas decisões que afetam suas vidas e seus territórios, pois os povos indígenas são uma grande referência como guardiões das florestas e são os nossos parceiros essenciais na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva e de um futuro equilibrado, saudável e sustentável para todas as gerações.

Deixe o Seu Comentário

Continue Lendo

Brasil

OAB/MS lança a maior campanha de recuperação de créditos da sua história

LUIS VILELA

Publicado

em

Com condições exclusivas e parcelamento facilitado, advogados e advogadas têm até 30 de junho para regularizar seus débitos com a Ordem.

A OAB Seccional Mato Grosso do Sul lançou a maior campanha de recuperação de créditos já realizada em sua história. A iniciativa oferece condições inéditas para que advogados e advogadas com pendências possam regularizar sua situação junto à Ordem, garantindo a continuidade do exercício profissional com todos os benefícios ativos.

A Campanha de Recuperação de Créditos vai até o dia 30 de junho de 2025 e contempla:

•⁠ ⁠100% de desconto em juros e multa sobre o valor devido;
•⁠ ⁠Parcelamento facilitado em até 10 vezes no cartão de crédito;
•⁠ ⁠50% de desconto para débitos judicializados nas custas e honorários.

Publicidade

Segundo o Diretor-Tesoureiro da OAB/MS, Fábio Nogueira Costa:
“Estamos com o maior programa de recuperação de créditos já realizado em nossa Seccional, e agora com a possibilidade de parcelamento do valor à vista com descontos em até 10 (dez) parcelas no cartão de crédito.”

Para aderir ao programa, basta acessar o site www.oabms.org.br ou entrar em contato pelo WhatsApp (67) 99815-3451.

Deixe o Seu Comentário

Continue Lendo

Agro

Participação do crédito oficial na Safra 25/26 deve cair de 30% para 20%

LUIS VILELA

Publicado

em

A análise do atual panorama macroeconômico nacional e internacional aponta para um período de dificuldades e incertezas para o setor agrícola em 2025 e 2026. O que esperar do próximo Plano Agrícola e Pecuário (PAP) 2025/2026 a ser anunciado? Vai faltar dinheiro para o financiamento da safra? As taxas de juros continuarão altas? Haverá aumento da cobertura do Seguro Rural? Como conter a inflação dos alimentos?

O país vive elevação da taxa de juros para 14,25%, que deve ir a 15,25% até o final do ano. O custo do dinheiro nos empréstimos será o mais caro dos últimos 10 anos. E o valor anunciado de recursos para equalização das taxas de juros do Pronaf, Custeio e Investimentos para o próximo PAP da Safra 2025/2026 foi praticamente o mesmo do Plano do ano passado.

Deixe o Seu Comentário

Continue Lendo
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Policial

Cidade4 dias atrás

Investigação identifica autor de abigeato e recupera oito cabeças de gado em Paranaíba

A Primeira Delegacia de Paranaíba obteve um importante avanço no combate aos crimes patrimoniais no campo ao identificar o autor...

Cidade2 semanas atrás

Condenado por estupro de vulnerável é preso em Paranaíba

  A Polícia Civil do Mato Grosso do Sul, por meio da Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM) de Paranaíba,...

Cidade3 semanas atrás

Dupla investigada por tentativa de homicídio em fevereiro é presa em Paranaíba

O Setor de Investigações Gerais (SIG) da Primeira Delegacia de Polícia de Paranaíba prendeu, nesta quinta-feira (04), dois homens investigados...

Cidade3 semanas atrás

Homem é preso por abusar de criança de 5 anos em paranaíba

A Polícia Civil do Mato Grosso do Sul, por meio da Delegacia de Atendimento à Mulher de Paranaíba/MS (DAM), efetuou...

Cidade4 semanas atrás

Polícia Civil cumpre dois mandados de prisão em Paranaíba

A Delegacia de Polícia de Paranaíba e do Setor de Investigações Gerais (SIG) realizou, nesta quarta-feira (2), o cumprimento de...

Cidade4 semanas atrás

Homem é preso em MG após perseguição e crimes contra advogada de Paranaíba

A Polícia Civil, por meio do Setor de Investigações Gerais (SIG) da Delegacia de Polícia de Paranaíba, obteve o cumprimento...

Destaques4 semanas atrás

Viatura da PM colide com moto durante abordagem em São Sebastião do Pontal (MG); adolescente fica ferido

Na manhã deste sábado (29), um incidente envolvendo a Polícia Militar de Minas Gerais chamou a atenção em São Sebastião...

Artes e Lazer1 mês atrás

Polícia fecha prostíbulo em Aparecida do Taboado e prende três por tráfico de drogas e posse de armas

Na última sexta-feira (21/06), a Polícia Civil, por meio do Setor de Investigações Gerais (SIG), cumpriu um mandado de prisão...

Cidade1 mês atrás

Demutran realiza Projeto “Trânsito Seguro é Trânsito Consciente”

A Prefeitura Municipal de Paranaíba, por meio do Departamento Municipal de Trânsito, está desenvolvendo o projeto “Trânsito Seguro é Trânsito...

Cidade1 mês atrás

Rede Central repudia ato de vandalismo de ex-funcionário contra supermercado Abeve

A Rede Central de Supermercados, de Paranaíba, emitiu uma nota oficial nesta quinta-feira (21) repudiando o ato de vandalismo cometido...

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas