Conecte-se Conosco

Artes e Lazer

Morte de Marília Mendonça completa dois anos e cantora se mantém entre as mais ouvidas

LUIS VILELA

Publicado

em

Dois anos após o acidente aéreo que causou sua morte, a cantora Marília Mendonça continua sendo uma das artistas brasileiras mais ouvidas e quebrando recordes. Segundo a plataforma de streaming Spotify, a rainha da sofrência conta com 12,6 milhões de ouvintes mensais. A artista lançou três EPs após sua morte. A canção ‘Leão’, presente no álbum se tornou a canção em língua em portuguesa mais reproduzida em apenas um dia, com 1,9 milhões de reproduções. A música ainda se encontra no TOP 50 Brasil da plataforma de streaming na data da morte. Em maio deste ano, a cantora se tornando a primeira brasileira a alcançar 10 bilhões de streamings no Spotify. O álbum póstumo ‘Decretos Reais’ foi indicado ao Grammy Latino de Melhor álbum de Música Sertaneja.

Em 2022, Marília foi a artista mais escutada no Brasil em 2022, segundo o Spotify. Ela também conquistou o segundo álbum mais ouvido do ano no país, o “Festa das Patroas 35%”, em parceira com Maiara e Maraisa. Ela também teve o terceiro maior canal de artista do Youtube em 2022. O legado da cantora também será tema de uma filme que será lançado pelo streaming Prime Video . A informação foi confirmada pela mãe de Marília, Dona Ruth. A plataforma ainda pode lançar uma sequência de até três projetos sobre a cantora.

Relembre o acidente

A cantora Marília Mendonça faleceu em 5 de novembro de 2021, após o avião em que a artista de 26 anos estava caiu em Caratinga, no interior de Minas Gerais, e todos a bordo faleceram. A Polícia Civil de Minas Gerais (PC-MG) concluiu que Marília Mendonça morreu de politraumatismo contuso, assim como as outras quatro pessoas que estavam no avião que caiu em Caratinga (MG), no último dia 5 de novembro. Além da cantora, morreram no acidente aéreo o piloto, Geraldo Medeiros; o copiloto, Tarciso Viana; o produtor Henrique Ribeiro; e o tio e assessor de Marília, Abicieli Silveira Dias Filho. De acordo com o legista Thales Bittencourt de Barcelos, as mortes ocorreram por causa do impacto da aeronave com o solo, apenas depois que todos estavam no chão.

O velório da cantora aconteceu na Goiânia Arena e contou com a presença de inúmeros fãs e famosos como Maiara e Maraisa, Henrique e Juliano, Luísa Sonza, Fernando Zor (dupla de Sorocaba), Jorge (dupla de Mateus), Naiara Azevedo e Mateus e Kauan. Chamada de ‘Rainha da Sofrência’, a compositora dos hits Infiel e Todo Mundo Vai Sofrer foi um dos nomes principais do movimento “feminejo” e a força das suas composições foi o que fez a cantora se tornar uma referência no gênero sertanejo como um todo. Marília deixou um filho, Léo, que acabou de completar dois anos, e é fruto do seu relacionamento com o cantor Murilo Huff.

Publicidade

Deixe o Seu Comentário

Luís Vilela é jornalista formado pela UNIDERP Campo Grande (MS), atual em veículos de imprensa como Jornal O Estado de MS, rádio CBN Campo Grande, Jornal Tribuna Livre, Rádio Difusora e Rádio VALE FM. Vencedor de premios de Jornalismo FAMASUL e OCB/MS.

Artes e Lazer

Enfrentando a violência de gênero, livro traz contribuições para enfermagem psiquiátrica e forense por profissional de MS

LUIS VILELA

Publicado

em

O livro Multifaces da Violência Relacional de Gênero: Um Olhar Feminino, organizado por Francisca Eulidivania de Farias Enfermeira (Coren-PB), Daniele Marinho Brasil e Maria Samara Oliveira Lima (advogadas), com diversos autoras e autores, com prefácio do enfermeiro psiquiátrico e forense Antonio Carlos Gelamos, que atua em Paranaíba-MS, é uma obra fundamental para compreender a complexa e multifacetada questão da violência de gênero e outras formas de violências.

Com 299 páginas, a obra reúne artigos de especialistas de diferentes áreas, como psicologia, sociologia, direito, enfermagem e serviço social, oferecendo uma visão abrangente e multidisciplinar do tema. Através de diferentes perspectivas, o livro desvenda as diversas formas de violência que permeiam as relações de gênero, desde a violência doméstica e obstétrica até o feminicídio.

O título da obra destaca a importância do olhar feminino para a compreensão da violência de gênero. As autoras e autores, em sua maioria mulheres, trazem para o debate suas experiências e vivências, contribuindo para uma análise mais profunda e sensível do problema. “Esta obra surgiu a partir de uma sensação, percepcionada por diversos amigos que após terem compreendido sobre a necessidade acerca do tema, trazem para as mãos de quem se interessa um conhecimento concreto, científico, de leitura fácil e prática”, relata o enfº Antonio Carlos.

O enfº Antonio Carlos Gelamos é atualmente enfermeiro responsável técnico pela Santa Casa de Misericórdia de Paranaíba-MS e contribui significativamente para a obra com três capítulos: Violência Doméstica: um estudo comparativo entre as lesões corporais e o feminicídio, Descumprimento da Lei Federal nº 11.108/2005 favores para ocorrência da violência obstétrica, e Intervenções psicológicas na saúde pública: conceito de família e relações de gênero na atualidade.

Publicidade

Com linguagem clara e acessível, Multifaces da Violência Relacional de Gênero: Um Olhar Feminino é uma obra essencial para profissionais da área da saúde, educação, justiça e demais áreas que lidam com a questão da violência de gênero. A obra também é de grande relevância para o público em geral, pois contribui para a conscientização sobre a violência contra mulheres e pessoas de outros gêneros.

Disponível para download

O livro está disponível para download gratuito no site da editora RFB, do Belém-PA: https://www.rfbeditora.com/ebook-2023/1b416923-30f9-4385-be52-fe35b08d3a39.

Publicidade

Deixe o Seu Comentário

Continue Lendo

Artes e Lazer

Prefeitura realiza abertura do Campeonato Municipal de Futsal

LUIS VILELA

Publicado

em

Na noite de ontem (6), a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, realizou a abertura do Campeonato Municipal de Futsal 2024.

O Campeonato acontecerá na E. E. Aracilda Cícero Corrêa da Costa, a partir das 19h, confira a programação das equipes:

11/3: REAL AD. FC x BLUE F.C; AMIGOS FUTSAL x TALENTOS F.C; MARMORARIA UNIÃO x LENDARIOS F.C;

13/3: BOLEIRAGEM F.C x JAMAICA F.C; ESTETICAR x LENDARIOS F.C;

Publicidade

18/3: DOCE CABANA x TALENTOS; BOTAS PAYOL/LAB CEL x AMIGOS FUTSAL; PIZZARIA DO JOÃOZINHO x REAL AD.FC;

20/3: CIA DA MODA FORMEN x BLUE F.C; JAMAICA x LENDARIOS F.C; BOLEIRAGEM F.C x ESTETICAR;

25/3: BOTAS PAYOL/LAB CEL x TALENTOS; AMIGOS FUTSAL x DOCE CABANA;

27/3: CIA DA MODA FORMEN x REAL AD.FC; BLUE F.C x PIZZARIA DO JOÃOZINHO;

1/4: MARMORARIA UNIÃO x MAFIA F.C; BARÕES F.C x TOPERA F.C;

Publicidade

3/4: BOTAS PAYOL/LAB CEL x DOCE CABANA; LENDARIOS F.C x BOLERAGEM F.C; CIA DA MODA FORMEN x PIZZARIA DO JOÃOZINHO;

8/4: MARMORARIA UNIÃO x TOPERA F.C; BARÕES F.C x MAFIA F.C;

Nos dias 10/4, 15/4, 17/4, 22/4, 27/4, ocorrerão os jogos das equipes classificadas.

DECOM

Heloiza Colodetti

Publicidade

Imagem: Antonio Agostini

Deixe o Seu Comentário

Continue Lendo

Artes e Lazer

Aulas da rede municipal iniciam na próxima quarta-feira

LUIS VILELA

Publicado

em

As aulas na Rede Municipal de Educação retornarão nesta quarta-feira (21), dando início a mais um ano letivo. A Secretaria Municipal de Educação – SEMED deseja um ótimo ano para as crianças e os adolescentes que retornarão e deseja boas-vindas a todos.

Neste ano, além do tradicional kit escolar recheado com materiais didáticos, copo, estojo, mochila e squeeze, os alunos também vão ganhar uniformes completos com tênis.

A previsão é que a Rede Municipal de Educação atenda mais de 5.000 (cinco mil) alunos.

DECOM

Publicidade

Heloiza Colodetti

Semed – Daniela Rocha

Deixe o Seu Comentário

Continue Lendo
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Policial

Cidade3 semanas atrás

Demutran e Polícia Militar realizam Blitz Educativas

O Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), através da Coordenadoria Municipal de Educação no Trânsito, em parceria com a Polícia Militar,...

Cidade4 semanas atrás

Operadoras pedem socorro a Riedel após perderem R$ 42 milhões com furtos de fios

POR CAMPO GRANDE NEWS Nos primeiros cinco meses de 2024, as principais operadoras de telecomunicações tiveram um prejuízo de R$...

Cidade4 semanas atrás

Homem é preso enquanto traficava drogas no bairro De Lourdes em Paranaíba

Na tarde dessa segunda-feira (27), policiais militares da equipe de Força Tática do 13º Batalhão realizaram a prisão de um...

Cidade2 meses atrás

Suspeito de atirar em homem em rancho é preso em Paranaíba

Equipe de Força Tática da Polícia Militar de Paranaíba prende suspeito de ser o autor de homicídio ocorrido no último...

Cidade2 meses atrás

Homem de 24 anos é preso por estuprar a enteada de 8, em Paranaíba

Na manhã desta terça-feira, 16/04, por volta das 10h, uma mulher de 26 anos acionou a Polícia Militar dizendo que...

Cidade2 meses atrás

Homem é morto a tiros em Paranaíba após discussão em rancho

Um homem identificado como Leandro Francisco de Freitas, de 33 anos, foi assassinado a tiros na noite de ontem  (14),...

Cidade3 meses atrás

Advogado de paranaibense preso em Fernandópolis (SP) emite nota à imprensa

O advogado doutor Waldir Chaves de Freitas Neto, representante do paranaibense Acadêmico de Medicina Veterinária da Universidade Brasil de Fernandópolis...

Cidade3 meses atrás

Universitário é preso por tráfico de drogas em Fernandópolis

PORTAL CIDADÃO NET (FERNANDÓPOLIS) Um jovem de 22 anos, da classe alta, estudante de medicina veterinária, foi preso por tráfico...

Cidade3 meses atrás

Vizinhos se agridem com facadas e enxadada no centro de Paranaíba

Na tarde de ontem (21), dois vizinhos, sendo um homem e uma mulher, se desentenderam na rua Gerônimo Batista Grande,...

Cidade3 meses atrás

Descarga elétrica em celular na tomada tira vida de paranaibense em Água Clara (MS)

Leonardo Moreira de Paula ,33, morreu na tarde desta quinta-feira (21) em um distrito de Água Clara (MS) após uma...

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas