Conecte-se Conosco

Artes e Lazer

Julgamento de Nelore Mocho evidencia qualidade da genética brasileira

LUIS VILELA

Publicado

em

A Expopar mais uma vez foi palco do tradicional julgamento de animais da raça Nelore Mocho. A edição de 2024 trouxe um nível de competitividade elevado e uma demonstração clara do aprimoramento genético desta raça que se destaca pela sua adaptabilidade e produtividade na pecuária brasileira.

Realizado na antiga Casa do Canchim no parque de exposições de Paranaíba, o julgamento atraiu criadores de diversos estados, consolidando a Expopar como um importante ponto de encontro para os entusiastas do Nelore Mocho. Este ano, o evento contou com a participação de 50 animais, número que reflete o crescimento e o interesse contínuo pela raça.

O julgamento, que começou às 7h, seguiu até o final da tarde, com os animais sendo avaliados em diferentes categorias, como bezerros, novilhas, e touros adultos. A plateia formada por criadores, técnicos e entusiastas acompanhou de perto cada apresentação.

Publicidade

Nos bastidores, a movimentação era intensa. Criadores e tratadores dedicaram-se à preparação dos animais, cuidando de cada detalhe para garantir a melhor apresentação. Antes de entrarem na pista, os animais passaram por banhos e escovações, além de uma avaliação veterinária para assegurar que estivessem em perfeitas condições.

O julgamento baseou-se em critérios rigorosos, avaliando aspectos como conformação física e características genéticas. A busca pela excelência na raça Nelore Mocho reflete-se nos esforços contínuos dos criadores para aprimorar esses atributos, visando animais mais eficientes e produtivos para o mercado de carne bovina.

Entre os participantes, Sandoval Bailão, criador de Rio Verde (GO), foi um dos que mais se destacou  vencendo em várias categorias.

“Uma exposição importante para a raça com criadores de renome do Brasil. Para a gente é uma satisfação estar aqui e principalmente ganhando alguns prêmios na pista.”

O reconhecimento veio na forma de troféus, além do prestígio no mercado, que se traduz em melhores oportunidades de negócios para os criadores vencedores.

Publicidade

“Quando se fala em Paranaíba se lembra do nelore mocho e pintado, é uma região com tradição em seleção. Foram julgados animais de muita qualidade e que tem um futuro muito bom”, disse o jurado Lauro Fraga Almeida, da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu).

Para os criadores de Nelore Mocho, o evento trouxe mais do que troféus – proporcionou um palco para apresentar inovações, trocar experiências e projetar o futuro da raça. A Expopar 2024 marcou, assim, mais um capítulo na história de excelência da raça Nelore Mocho no Brasil.

Deixe o Seu Comentário

Luís Vilela é jornalista formado pela UNIDERP Campo Grande (MS), atual em veículos de imprensa como Jornal O Estado de MS, rádio CBN Campo Grande, Jornal Tribuna Livre, Rádio Difusora e Rádio VALE FM. Vencedor de premios de Jornalismo FAMASUL e OCB/MS.

Artes e Lazer

Enfrentando a violência de gênero, livro traz contribuições para enfermagem psiquiátrica e forense por profissional de MS

LUIS VILELA

Publicado

em

O livro Multifaces da Violência Relacional de Gênero: Um Olhar Feminino, organizado por Francisca Eulidivania de Farias Enfermeira (Coren-PB), Daniele Marinho Brasil e Maria Samara Oliveira Lima (advogadas), com diversos autoras e autores, com prefácio do enfermeiro psiquiátrico e forense Antonio Carlos Gelamos, que atua em Paranaíba-MS, é uma obra fundamental para compreender a complexa e multifacetada questão da violência de gênero e outras formas de violências.

Com 299 páginas, a obra reúne artigos de especialistas de diferentes áreas, como psicologia, sociologia, direito, enfermagem e serviço social, oferecendo uma visão abrangente e multidisciplinar do tema. Através de diferentes perspectivas, o livro desvenda as diversas formas de violência que permeiam as relações de gênero, desde a violência doméstica e obstétrica até o feminicídio.

O título da obra destaca a importância do olhar feminino para a compreensão da violência de gênero. As autoras e autores, em sua maioria mulheres, trazem para o debate suas experiências e vivências, contribuindo para uma análise mais profunda e sensível do problema. “Esta obra surgiu a partir de uma sensação, percepcionada por diversos amigos que após terem compreendido sobre a necessidade acerca do tema, trazem para as mãos de quem se interessa um conhecimento concreto, científico, de leitura fácil e prática”, relata o enfº Antonio Carlos.

O enfº Antonio Carlos Gelamos é atualmente enfermeiro responsável técnico pela Santa Casa de Misericórdia de Paranaíba-MS e contribui significativamente para a obra com três capítulos: Violência Doméstica: um estudo comparativo entre as lesões corporais e o feminicídio, Descumprimento da Lei Federal nº 11.108/2005 favores para ocorrência da violência obstétrica, e Intervenções psicológicas na saúde pública: conceito de família e relações de gênero na atualidade.

Publicidade

Com linguagem clara e acessível, Multifaces da Violência Relacional de Gênero: Um Olhar Feminino é uma obra essencial para profissionais da área da saúde, educação, justiça e demais áreas que lidam com a questão da violência de gênero. A obra também é de grande relevância para o público em geral, pois contribui para a conscientização sobre a violência contra mulheres e pessoas de outros gêneros.

Disponível para download

O livro está disponível para download gratuito no site da editora RFB, do Belém-PA: https://www.rfbeditora.com/ebook-2023/1b416923-30f9-4385-be52-fe35b08d3a39.

Publicidade

Deixe o Seu Comentário

Continue Lendo

Artes e Lazer

Prefeitura realiza abertura do Campeonato Municipal de Futsal

LUIS VILELA

Publicado

em

Na noite de ontem (6), a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, realizou a abertura do Campeonato Municipal de Futsal 2024.

O Campeonato acontecerá na E. E. Aracilda Cícero Corrêa da Costa, a partir das 19h, confira a programação das equipes:

11/3: REAL AD. FC x BLUE F.C; AMIGOS FUTSAL x TALENTOS F.C; MARMORARIA UNIÃO x LENDARIOS F.C;

13/3: BOLEIRAGEM F.C x JAMAICA F.C; ESTETICAR x LENDARIOS F.C;

Publicidade

18/3: DOCE CABANA x TALENTOS; BOTAS PAYOL/LAB CEL x AMIGOS FUTSAL; PIZZARIA DO JOÃOZINHO x REAL AD.FC;

20/3: CIA DA MODA FORMEN x BLUE F.C; JAMAICA x LENDARIOS F.C; BOLEIRAGEM F.C x ESTETICAR;

25/3: BOTAS PAYOL/LAB CEL x TALENTOS; AMIGOS FUTSAL x DOCE CABANA;

27/3: CIA DA MODA FORMEN x REAL AD.FC; BLUE F.C x PIZZARIA DO JOÃOZINHO;

1/4: MARMORARIA UNIÃO x MAFIA F.C; BARÕES F.C x TOPERA F.C;

Publicidade

3/4: BOTAS PAYOL/LAB CEL x DOCE CABANA; LENDARIOS F.C x BOLERAGEM F.C; CIA DA MODA FORMEN x PIZZARIA DO JOÃOZINHO;

8/4: MARMORARIA UNIÃO x TOPERA F.C; BARÕES F.C x MAFIA F.C;

Nos dias 10/4, 15/4, 17/4, 22/4, 27/4, ocorrerão os jogos das equipes classificadas.

DECOM

Heloiza Colodetti

Publicidade

Imagem: Antonio Agostini

Deixe o Seu Comentário

Continue Lendo

Artes e Lazer

Aulas da rede municipal iniciam na próxima quarta-feira

LUIS VILELA

Publicado

em

As aulas na Rede Municipal de Educação retornarão nesta quarta-feira (21), dando início a mais um ano letivo. A Secretaria Municipal de Educação – SEMED deseja um ótimo ano para as crianças e os adolescentes que retornarão e deseja boas-vindas a todos.

Neste ano, além do tradicional kit escolar recheado com materiais didáticos, copo, estojo, mochila e squeeze, os alunos também vão ganhar uniformes completos com tênis.

A previsão é que a Rede Municipal de Educação atenda mais de 5.000 (cinco mil) alunos.

DECOM

Publicidade

Heloiza Colodetti

Semed – Daniela Rocha

Deixe o Seu Comentário

Continue Lendo
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Policial

Cidade1 mês atrás

Demutran e Polícia Militar realizam Blitz Educativas

O Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), através da Coordenadoria Municipal de Educação no Trânsito, em parceria com a Polícia Militar,...

Cidade1 mês atrás

Operadoras pedem socorro a Riedel após perderem R$ 42 milhões com furtos de fios

POR CAMPO GRANDE NEWS Nos primeiros cinco meses de 2024, as principais operadoras de telecomunicações tiveram um prejuízo de R$...

Cidade2 meses atrás

Homem é preso enquanto traficava drogas no bairro De Lourdes em Paranaíba

Na tarde dessa segunda-feira (27), policiais militares da equipe de Força Tática do 13º Batalhão realizaram a prisão de um...

Cidade3 meses atrás

Suspeito de atirar em homem em rancho é preso em Paranaíba

Equipe de Força Tática da Polícia Militar de Paranaíba prende suspeito de ser o autor de homicídio ocorrido no último...

Cidade3 meses atrás

Homem de 24 anos é preso por estuprar a enteada de 8, em Paranaíba

Na manhã desta terça-feira, 16/04, por volta das 10h, uma mulher de 26 anos acionou a Polícia Militar dizendo que...

Cidade3 meses atrás

Homem é morto a tiros em Paranaíba após discussão em rancho

Um homem identificado como Leandro Francisco de Freitas, de 33 anos, foi assassinado a tiros na noite de ontem  (14),...

Cidade4 meses atrás

Advogado de paranaibense preso em Fernandópolis (SP) emite nota à imprensa

O advogado doutor Waldir Chaves de Freitas Neto, representante do paranaibense Acadêmico de Medicina Veterinária da Universidade Brasil de Fernandópolis...

Cidade4 meses atrás

Universitário é preso por tráfico de drogas em Fernandópolis

PORTAL CIDADÃO NET (FERNANDÓPOLIS) Um jovem de 22 anos, da classe alta, estudante de medicina veterinária, foi preso por tráfico...

Cidade4 meses atrás

Vizinhos se agridem com facadas e enxadada no centro de Paranaíba

Na tarde de ontem (21), dois vizinhos, sendo um homem e uma mulher, se desentenderam na rua Gerônimo Batista Grande,...

Cidade4 meses atrás

Descarga elétrica em celular na tomada tira vida de paranaibense em Água Clara (MS)

Leonardo Moreira de Paula ,33, morreu na tarde desta quinta-feira (21) em um distrito de Água Clara (MS) após uma...

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas