Conecte-se Conosco

Destaques

Helicópteros sobrevoam escolas de MS em ação contra atos violentos

LUIS VILELA

Publicado

em

Além da ronda policial e monitoramento por câmeras (que já existe e será ampliado), as escolas estaduais de Mato Grosso do Sul estão sendo vigiadas até por helicópteros como forma de coibir atos de violência. Algumas aeronaves já iniciaram as atividades de ronda na tarde desta quarta-feira, 12 de Abril.

O uso dos helicópteros na vigilância das escolas faz parte do pacote de ações foi anunciado pelo governador Eduardo Riedel (PSDB)  e equipe durante coletiva à imprensa na manhã desta quarta-feira. O chamado “botão do pânico” também será instalado nas unidades para casos de emergência.

“Não se assustem com os sobrevôos de helicópteros nas escolas. Estamos observando todos os processos e nos preparando para um possível evento”, avisou a coronel da PM Neidy Nunes Barbosa Centurião durante a entrevista.

Conforme o governador, já existe um plano de segurança nas escolas em andamento, com programas e projetos em execução, que agora recebem ampliações e novas ações emergenciais em função dos casos de violência (escolas) em todo Brasil.

Publicidade

“O momento é de levar tranquilidade para as escolas, mas com atenção total, estando preparados para lidar com qualquer situação. Aqui apresentamos ações novas, reforçamos programas que já estão em andamento, com monitoramento total das escolas, tempo de resposta rápida e serviço de inteligência nas investigações”, afirmou o governador.

Riedel citou novidades como o “botão do pânico” nas escolas estaduais, assim como capacitação dos profissionais de educação. “Todos passarão por treinamento e capacitação. É uma situação nova que eles estão vivendo. Do outro lado equipes preparadas para agir, com monitoramento em tempo real”.

Ronda policial – A ronda policial será reforçada nas escolas estaduais pela Polícia Militar, com definição de regiões estratégicas, tendo a presença de monitoramento aéreo com helicópteros da corporação. Além das viaturas já fornecidas para este serviço, todas as outras poderão contribuir e auxiliar nesta vigilância.

“Nós estamos com nossos policiais militares capacitados e indo nas escolas mesmo não sendo acionados pelos diretores, com abordagens técnicas,  orientando a todos. Não se assustem com o sobrevoo dos nossos helicópteros, que farão parte desta ação preventiva”, disse a coronel Neidy Centurião, subcomandante-geral da Polícia Militar.

Esta ação está dentro do programa “Escola Segura, Família Forte”, que será ampliado pelo Governo do Estado. Ele tem uma série de ações preventivas junto à comunidade escolar, em projetos como Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência), Bom de Bola, Bom na Escola, Projeto Florestinha e Bombeiros do Amanhã.

Publicidade
Helicópteros sobrevoam escolas
Governador e equipe concederam entrevista coletiva (Fotos: Saul Schramm/Governo de MS)

O foco é que além de levar um ambiente mais seguro aos estudantes, também haja uma boa relação das forças de segurança com alunos e família. Existe inclusive a comunicação entre eles por meio de celulares, para troca de informações.

Monitoramento – Desde 2022 começou a funcionar o Centro de Monitoramento das escolas da Rede Estadual, por meio de câmeras e equipes que ficam em vigilância 24 horas por dia, em tempo real. Até o final de abril já estarão instaladas em 298 das 348 escolas estaduais de Mato Grosso do Sul.

O Centro localizado em Campo Grande conta com 10 salas e 240 funcionários. O monitoramento das escolas é feito em quatro turnos. Em caso de incidentes, o tempo de resposta é de 5 a 10 minutos, com equipes de motos e veículos. Cada escola que dispõe do sistema tem de 2 a 8 câmeras, de acordo com o tamanho da unidade.

Haverá a inclusão de novas câmeras de vídeo, que serão posicionadas na entrada das unidades, voltadas para o controle da circulação das pessoas na porta da escola. Também serão disponibilizados “botão de pânico”, para acionar as equipes em casos de emergência nas dependências.

Em Mato Grosso do Sul a execução do projeto é feito por intermédio do COSI (Centro de Operações de Segurança Integrado). “Temos o videomonitoramento, com uma equipe de intervenção rápida, com uma ampliação da cobertura. É importante salientar que essas situações estão sendo muito bem observadas e encaminhadas num trabalho articulado”, disse o secretário de Educação, Hélio Daher.

Investigação – A Polícia Civil apresentou um plano de ações para evitar casos de violência nas escolas públicas e privadas, utilizando inclusive de ferramentas cibernéticas para identificar eventuais ameaças e incitação ao crime. Também serão feitas investigações para desarticular planos de atentados, com ações de campo e na área virtual.

Publicidade

Foi lançado inclusive o Núcleo de Inteligência e Segurança Escolar (NISE), que será um espaço dentro da Central de Monitoramento das Escolas, que vai dispor de profissionais da Polícia Civil, que vão acompanhar ações ocorridas nas unidades.

A instituição também participa de um grupo nacional com todas as policias civis do Brasil e integrantes do Ministério da Justiça, que monitora casos, ações, postagens de ameaças envolvendo alunos e escolas.

“Toda a ação e fato tem sido firmemente apurados. A Polícia Civil tem trabalhado em dois focos: primeiro num eventual e possível ataque numa escola. O segundo foco na possibilidade de causar pânico, alarde, principalmente, em redes sociais. Já temos um plano reservado que diz respeito à atuação investigativa. A nossa orientação é que as escolas notifiquem à polícia todo e qualquer situação de divulgação ou mesmo ameaça. Não apaguem as provas”, afirmou Rozeman de Paula, delegada-geral adjunta da Polícia Civil.

Helicópteros sobrevoam escolas
(Fotos: Saul Schramm/Governo de MS)

Orientação – Outro foco importante na área de segurança é o Núcleo de Pesquisa e Prevenção de Acidentes nas Escolas (NUPPAE), que vai atuar na área de orientação e treinamentos nas unidades escolares, para que professores e alunos possam saber como agir em caso de incêndios ou quando a escola precisar ser evacuada.

Este trabalho será feito em parceria com o Corpo de Bombeiros, que vai promover as orientações e treinamentos. Ainda serão destacas “ações de resposta” em situações que envolvam a entrada de pessoas estranhas no ambiente escolar, que possam gerar riscos aos alunos e profissionais.

A SED também disponibiliza cartilhas para estabelecer protocolos e orientações para elaboração de ações pedagógicas para combater as diferentes formas de violência na escola, assim como situações que envolvam ameaças.

Publicidade

Apoio familiar – Durante o evento as autoridades destacaram a importância da família na orientação e diálogo com seus filhos. “Nenhum instrumento, nenhuma ação vai substituir a participação da família, dentro de casa. Que elas estejam atentas neste momento, conversando e dialogando. Isto sem dúvida vai minimizar eventuais problemas”, ponderou o governador.

Rozeman de Paula também destacou a importância deste contato. “Peço as famílias cuidem de seus adolescentes. Busquem saber o que estão consumindo na Internet. Procurem e observem, olhem suas mochilas. Nós temos conhecimento de crianças estão levando armamento para escolas para se proteger. Muito cuidado também para não transmitir fake news”.

A Subcomandante Neidy Centurião ainda recomendou que os pais observem os celulares dos filhos, sendo mais uma medida preventiva, que vai contribuir com as forças de segurança na proteção dos estudantes nas escolas.

Publicidade

Deixe o Seu Comentário

Luís Vilela é jornalista formado pela UNIDERP Campo Grande (MS), atual em veículos de imprensa como Jornal O Estado de MS, rádio CBN Campo Grande, Jornal Tribuna Livre, Rádio Difusora e Rádio VALE FM. Vencedor de premios de Jornalismo FAMASUL e OCB/MS.

Cidade

Escola de inglês abre matrículas para segundo semestre de 2024 para todas as idades

LUIS VILELA

Publicado

em

Em um mundo em que o inglês é essencial para fazer diferença no mercado de trabalho, o CNA Paranaíba oferece descontos no curso de inglês para crianças a partir de 5 anos e adultos. São mais de 50 anos sendo referência no ensino de inglês e espanhol com aproximadamente 700 unidades em todo o país. Em Paranaíba a escola atua há 3 anos levando métodos inovadores na

O CNA Inglês Definitivo é uma das redes mais premiadas do país oferecendo renomadas Certificações Internacionais, como Cambridge e SIELE, que atestam o conhecimento dos alunos e parcerias de peso como a Disney (nos livros infantis) e o British Council (na aplicação do Exame IELTS).

Aprendendo de um jeito diferente

Seguindo a filosofia de que “todo mundo pode aprender um novo idioma e construir uma história de sucesso”, o CNA acumula milhares de alunos em todo o país. A experiência em ser aluno no CNA começa desde as instalações modernas, professores altamente treinados até o método de ensino exclusivo.

Publicidade

Crianças, adolescentes e adultos 

O método de ensino oferecido atende a todas as idades. Com aulas presenciais, online e híbridas, o aluno terá à sua disposição uma série de ferramentas como aplicativo, podcast, games, além do Portal do Aluno, onde o estudante encontra atividades extras e outros recursos.

Quero fazer

Se interessou? Então visite e conheça o espaço do CNA em Paranaíba na rua Tiradentes 1064, em frente ao educandário Santa Clara e garanta descontos exclusivos. Fone Whatsapp (67) 98190-7875

Publicidade

Deixe o Seu Comentário

Continue Lendo

Cidade

Audiência Pública sobre a implementação do Campus do IFMS em Paranaíba

LUIS VILELA

Publicado

em

A Prefeitura de Paranaíba, juntamente com o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), convida toda a comunidade para uma Audiência Pública, com o objetivo de discutir a implementação do Campus de Paranaíba e as propostas de cursos alinhados aos eixos estratégicos identificados pelo IFMS.

A Audiência acontecerá dia 11 de junho, às 19h, no Auditório da ACIP, localizada na Rua Barão do Rio Branco, nº 1477.

Na oportunidade o Instituto será apresentado e serão definidos os cursos de interesse da comunidade, alinhados aos eixos estratégicos do IFMS. A participação da comunidade é fundamental para assegurar que o novo campus atenda às expectativas e necessidades locais, promovendo o desenvolvimento educacional e econômico da região.

Sua presença e contribuição são essenciais para o sucesso deste projeto!

Publicidade

DECOM

Heloiza Colodetti

Deixe o Seu Comentário

Continue Lendo

Cidade

Combate ao mosquito Aedes aegypti no Alto Tamandaré

LUIS VILELA

Publicado

em

Na última quarta-feira, 29, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da equipe de Controle de Vetores, realizou o último dia de ação prática na Escola Municipal Dona Maria Paula de Oliveira Polo, no distrito Alto Tamandaré. A ação faz parte de uma parceria com as Secretarias de Educação e Meio Ambiente, com o objetivo de sensibilizar as comunidades dos distritos a eliminar o mosquito Aedes aegypti.

Os alunos das turmas do Jardim ao 9º ano, participaram assistindo uma palestra orientativa sobre o descarte correto dos resíduos nas caçambas, ministrada pela equipe da Secretaria do Meio Ambiente e também participaram ativamente das visitas domiciliares com a equipe do Controle de Vetores.

Além disso, a equipe da Saúde orientou as turmas do 4º ao 9º ano sobre a maneira correta em realizar a eliminação dos possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. Ao final da ação, como forma preventiva, foi realizado o bloqueio químico em todo o distrito pelos agentes de combate as Endemias.

Publicidade

Deixe o Seu Comentário

Continue Lendo
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Policial

Cidade3 semanas atrás

Demutran e Polícia Militar realizam Blitz Educativas

O Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), através da Coordenadoria Municipal de Educação no Trânsito, em parceria com a Polícia Militar,...

Cidade4 semanas atrás

Operadoras pedem socorro a Riedel após perderem R$ 42 milhões com furtos de fios

POR CAMPO GRANDE NEWS Nos primeiros cinco meses de 2024, as principais operadoras de telecomunicações tiveram um prejuízo de R$...

Cidade4 semanas atrás

Homem é preso enquanto traficava drogas no bairro De Lourdes em Paranaíba

Na tarde dessa segunda-feira (27), policiais militares da equipe de Força Tática do 13º Batalhão realizaram a prisão de um...

Cidade2 meses atrás

Suspeito de atirar em homem em rancho é preso em Paranaíba

Equipe de Força Tática da Polícia Militar de Paranaíba prende suspeito de ser o autor de homicídio ocorrido no último...

Cidade2 meses atrás

Homem de 24 anos é preso por estuprar a enteada de 8, em Paranaíba

Na manhã desta terça-feira, 16/04, por volta das 10h, uma mulher de 26 anos acionou a Polícia Militar dizendo que...

Cidade2 meses atrás

Homem é morto a tiros em Paranaíba após discussão em rancho

Um homem identificado como Leandro Francisco de Freitas, de 33 anos, foi assassinado a tiros na noite de ontem  (14),...

Cidade3 meses atrás

Advogado de paranaibense preso em Fernandópolis (SP) emite nota à imprensa

O advogado doutor Waldir Chaves de Freitas Neto, representante do paranaibense Acadêmico de Medicina Veterinária da Universidade Brasil de Fernandópolis...

Cidade3 meses atrás

Universitário é preso por tráfico de drogas em Fernandópolis

PORTAL CIDADÃO NET (FERNANDÓPOLIS) Um jovem de 22 anos, da classe alta, estudante de medicina veterinária, foi preso por tráfico...

Cidade3 meses atrás

Vizinhos se agridem com facadas e enxadada no centro de Paranaíba

Na tarde de ontem (21), dois vizinhos, sendo um homem e uma mulher, se desentenderam na rua Gerônimo Batista Grande,...

Cidade3 meses atrás

Descarga elétrica em celular na tomada tira vida de paranaibense em Água Clara (MS)

Leonardo Moreira de Paula ,33, morreu na tarde desta quinta-feira (21) em um distrito de Água Clara (MS) após uma...

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas