Conecte-se Conosco

Cidade

Campinas confirma mais quatro casos de varíola dos macacos e chega a 13 no total

Avatar

Publicado

em

Casos confirmados nesta sexta são de homens, assim como 17 do total de 18 da região. Registros estão com boa evolução e sem gravidade, segundo a prefeitura. A Prefeitura de Campinas (SP) confirmou, na tarde desta sexta-feira (29), mais quatro casos de monkeypox, conhecida como varíola dos macacos. A métropole passa agora a ter 13 registros da doença, sendo cinco autóctones – com transmissão local – e oito “importados”, ou seja, de pessoas que estiveram em outras cidades. Na região, são 18 infectados.

Campinas confirma mais quatro casos de varíola dos macacos e chega a 13 no total

Os casos confirmados nesta sexta são de homens, assim como 17 do total de 18 da região. Na quinta-feira (28), Campinas informou o primeiro caso em uma mulher. Dos quatro registros novos, um é autoctone e três são importados. As pessoas contaminadas com monkeypox em Campinas têm entre 23 e 41 anos. Três deles saíram do isolamento. “Os demais contam com acompanhamento ambulatorial, sem gravidade e com boa evolução”, informou o governo municipal.

Em seis dias, casos de varíola dos macacos dobram na região de Campinas; especialista vê risco de epidemia e reforça prevenção. Na quarta-feira (27), o diretor da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que acredita “98% dos casos até agora estejam entre homens que fazem sexo com homens”. No entanto, ele reforçou que qualquer pessoa exposta pode pegar a varíola dos macacos.

18 casos na região
Americana: 1
Campinas: 13
Indaiatuba: 2
Vinhedo: 1
Paulínia: 1

‘Contato íntimo e sexual’

Publicidade

Segundo a Saúde de SP, todos os pacientes são acompanhados pelas vigilâncias epidemiológicas dos seus respectivos municípios, com o apoio do Estado. Em meio a aumento de casos, estado de SP avalia compra de vacinas contra varíola dos macacos. “O vírus da Monkeypox faz parte da mesma família da varíola e é importante salientar que o atual surto não tem a participação de macacos na transmissão para seres humanos. A transmissão ocorre entre pessoas e o atual surto tem prevalência de transmissão de contato íntimo e sexual”.

Como se prevenir contra a monkeypox

Evitar contato íntimo ou sexual com pessoas que tenham lesões na pele
Evitar beijar, abraçar ou fazer sexo com alguém com a doença
Higienização das mãos com água e sabão e uso de álcool gel
Não compartilhar roupas de cama, toalhas, talheres, copos, objetos pessoais ou brinquedos sexuais
Uso de máscaras, protegendo contra gotículas e saliva, entre casos confirmados e contactantes.

Principais sintomas

Aparecimento de lesões parecidas com espinhas ou bolhas que podem surgir no rosto, dentro da boca ou em outras partes do corpo, como mãos, pés, peito, genitais ou ânus

Publicidade

Caroço no pescoço, axila e virilhas
Febre
Dor de cabeça
Calafrios
Cansaço
Dores musculares

A transmissão pode ocorrer pelas seguintes formas

Por contato com o vírus: com um animal, pessoa ou materiais infectados, incluindo através de mordidas e arranhões de animais, manuseio de caça selvagem ou pelo uso de produtos feitos de animais infectados. Ainda não se sabe qual animal mantém o vírus na natureza, embora os roedores africanos sejam suspeitos de desempenhar um papel na transmissão da varíola às pessoas.
De pessoa para pessoa: pelo contato direto com fluidos corporais como sangue e pus, secreções respiratórias ou feridas de uma pessoa infectada, durante o contato íntimo – inclusive durante o sexo – e ao beijar, abraçar ou tocar partes do corpo com feridas causadas pela doença. Ainda não se sabe se a varíola do macaco pode se espalhar através do sêmen ou fluidos vaginais.
Por materiais contaminados que tocaram fluidos corporais ou feridas, como roupas ou lençóis;
Da mãe para o feto através da placenta;
Da mãe para o bebê durante ou após o parto, pelo contato pele a pele;
Úlceras, lesões ou feridas na boca também podem ser infecciosas, o que significa que o vírus pode se espalhar pela saliva.

Por g1 Campinas e Região

Publicidade

Deixe o Seu Comentário

H. Eduardo Pessoa é Jornalista e Desenvolvedor de diversos Portais de Notícias como este destinado à Empreendedores, Jornalistas e Pequenas e Médias Empresas. Experiência de mais de 12 mil notícias publicadas e nota máxima de satisfação no Google e Facebook com mais de 79 avaliações de clientes.

Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidade

Escola de inglês abre matrículas para segundo semestre de 2024 para todas as idades

LUIS VILELA

Publicado

em

Em um mundo em que o inglês é essencial para fazer diferença no mercado de trabalho, o CNA Paranaíba oferece descontos no curso de inglês para crianças a partir de 5 anos e adultos. São mais de 50 anos sendo referência no ensino de inglês e espanhol com aproximadamente 700 unidades em todo o país. Em Paranaíba a escola atua há 3 anos levando métodos inovadores na

O CNA Inglês Definitivo é uma das redes mais premiadas do país oferecendo renomadas Certificações Internacionais, como Cambridge e SIELE, que atestam o conhecimento dos alunos e parcerias de peso como a Disney (nos livros infantis) e o British Council (na aplicação do Exame IELTS).

Aprendendo de um jeito diferente

Seguindo a filosofia de que “todo mundo pode aprender um novo idioma e construir uma história de sucesso”, o CNA acumula milhares de alunos em todo o país. A experiência em ser aluno no CNA começa desde as instalações modernas, professores altamente treinados até o método de ensino exclusivo.

Publicidade

Crianças, adolescentes e adultos 

O método de ensino oferecido atende a todas as idades. Com aulas presenciais, online e híbridas, o aluno terá à sua disposição uma série de ferramentas como aplicativo, podcast, games, além do Portal do Aluno, onde o estudante encontra atividades extras e outros recursos.

Quero fazer

Se interessou? Então visite e conheça o espaço do CNA em Paranaíba na rua Tiradentes 1064, em frente ao educandário Santa Clara e garanta descontos exclusivos. Fone Whatsapp (67) 98190-7875

Publicidade

Deixe o Seu Comentário

Continue Lendo

Cidade

Audiência Pública sobre a implementação do Campus do IFMS em Paranaíba

LUIS VILELA

Publicado

em

A Prefeitura de Paranaíba, juntamente com o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), convida toda a comunidade para uma Audiência Pública, com o objetivo de discutir a implementação do Campus de Paranaíba e as propostas de cursos alinhados aos eixos estratégicos identificados pelo IFMS.

A Audiência acontecerá dia 11 de junho, às 19h, no Auditório da ACIP, localizada na Rua Barão do Rio Branco, nº 1477.

Na oportunidade o Instituto será apresentado e serão definidos os cursos de interesse da comunidade, alinhados aos eixos estratégicos do IFMS. A participação da comunidade é fundamental para assegurar que o novo campus atenda às expectativas e necessidades locais, promovendo o desenvolvimento educacional e econômico da região.

Sua presença e contribuição são essenciais para o sucesso deste projeto!

Publicidade

DECOM

Heloiza Colodetti

Deixe o Seu Comentário

Continue Lendo

Cidade

Combate ao mosquito Aedes aegypti no Alto Tamandaré

LUIS VILELA

Publicado

em

Na última quarta-feira, 29, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da equipe de Controle de Vetores, realizou o último dia de ação prática na Escola Municipal Dona Maria Paula de Oliveira Polo, no distrito Alto Tamandaré. A ação faz parte de uma parceria com as Secretarias de Educação e Meio Ambiente, com o objetivo de sensibilizar as comunidades dos distritos a eliminar o mosquito Aedes aegypti.

Os alunos das turmas do Jardim ao 9º ano, participaram assistindo uma palestra orientativa sobre o descarte correto dos resíduos nas caçambas, ministrada pela equipe da Secretaria do Meio Ambiente e também participaram ativamente das visitas domiciliares com a equipe do Controle de Vetores.

Além disso, a equipe da Saúde orientou as turmas do 4º ao 9º ano sobre a maneira correta em realizar a eliminação dos possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. Ao final da ação, como forma preventiva, foi realizado o bloqueio químico em todo o distrito pelos agentes de combate as Endemias.

Publicidade

Deixe o Seu Comentário

Continue Lendo
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Policial

Cidade3 semanas atrás

Demutran e Polícia Militar realizam Blitz Educativas

O Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), através da Coordenadoria Municipal de Educação no Trânsito, em parceria com a Polícia Militar,...

Cidade4 semanas atrás

Operadoras pedem socorro a Riedel após perderem R$ 42 milhões com furtos de fios

POR CAMPO GRANDE NEWS Nos primeiros cinco meses de 2024, as principais operadoras de telecomunicações tiveram um prejuízo de R$...

Cidade4 semanas atrás

Homem é preso enquanto traficava drogas no bairro De Lourdes em Paranaíba

Na tarde dessa segunda-feira (27), policiais militares da equipe de Força Tática do 13º Batalhão realizaram a prisão de um...

Cidade2 meses atrás

Suspeito de atirar em homem em rancho é preso em Paranaíba

Equipe de Força Tática da Polícia Militar de Paranaíba prende suspeito de ser o autor de homicídio ocorrido no último...

Cidade2 meses atrás

Homem de 24 anos é preso por estuprar a enteada de 8, em Paranaíba

Na manhã desta terça-feira, 16/04, por volta das 10h, uma mulher de 26 anos acionou a Polícia Militar dizendo que...

Cidade2 meses atrás

Homem é morto a tiros em Paranaíba após discussão em rancho

Um homem identificado como Leandro Francisco de Freitas, de 33 anos, foi assassinado a tiros na noite de ontem  (14),...

Cidade3 meses atrás

Advogado de paranaibense preso em Fernandópolis (SP) emite nota à imprensa

O advogado doutor Waldir Chaves de Freitas Neto, representante do paranaibense Acadêmico de Medicina Veterinária da Universidade Brasil de Fernandópolis...

Cidade3 meses atrás

Universitário é preso por tráfico de drogas em Fernandópolis

PORTAL CIDADÃO NET (FERNANDÓPOLIS) Um jovem de 22 anos, da classe alta, estudante de medicina veterinária, foi preso por tráfico...

Cidade3 meses atrás

Vizinhos se agridem com facadas e enxadada no centro de Paranaíba

Na tarde de ontem (21), dois vizinhos, sendo um homem e uma mulher, se desentenderam na rua Gerônimo Batista Grande,...

Cidade3 meses atrás

Descarga elétrica em celular na tomada tira vida de paranaibense em Água Clara (MS)

Leonardo Moreira de Paula ,33, morreu na tarde desta quinta-feira (21) em um distrito de Água Clara (MS) após uma...

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas