Nilton César Silva Aguiar havia fugido da Casa de Custódia no último dia 05 de abril deste ano. O bandido responsável pelo assassinato do policial militar do Piauí Erisvan Mesquita Silva, ocorrido em 23 de novembro de 2015, foi morto durante uma tentativa de assalto dentro do localizado no município de São Mateus, no estado do Maranhão, na manhã desta segunda-feira (20). A ação criminosa, que terminou em uma troca de tiros com um vigilante e Nilton César Silva Aguiar, que havia fugido da Casa de Custódia no último dia 05 de abril deste ano, foi filmada por uma câmera de segurança.,
Por volta de 11h13, o criminoso Nilton César acessou a agência bancária se passando por cliente, utilizando uma placa de metal na perna esquerda, a fim de facilitar sua entrada com uma arma de fogo, sem precisar passar pela porta giratória, que possui sistema de bloqueio. Cerca de dois minutos depois, ele deixou o local onde estava sendo atendido e correu em direção ao vigilante com uma arma em punho. O profissional reagiu e conseguiu efetuar um disparo no pescoço de Nilton César que, mesmo ferido, conseguiu atingir o vigilante com um tiro, mas sem gravidade.
Outros dois suspeitos, que acompanhavam o criminoso, conseguiram se evadir antes da chegada a Polícia Militar. Equipes do 23º Batalhão da Polícia Militar de São Mateus, sob o comando do major Hamilton, isolaram a área e acionaram o serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para socorrer o vigilante. No local, foram apreendidos dois revólveres calibre .38, um do bandido e outro do vigilante, além de 12 munições, sendo duas intactas no revólver do vigilante. O material foi apresentado à delegacia de Polícia Civil de São Mateus.
Relembre o caso
Publicidade
No dia 23 de novembro de 2015, Nilton César, na companhia de outro indivíduo, abordaram o policial militar Erisvan Mesquita Silva, que também conduzia uma motocicleta, e transportava a quantia de R$ 39 mil, em um semáforo no cruzamento da Avenida Barão de Gurguéia com a Gil Martins, no bairro Tabuleta. Nilton estava na garupa da moto e desceu apontando a arma para a vítima, que reagiu e trocou tiros com o criminoso. Durante a troca de tiros, o policial acabou sendo atingido e morreu em decorrência dos ferimentos no Hospital de Urgência de Teresina (HUT).
Condenação
No dia 8 de março de 2017, a juíza Junia Maria Ferreira Bezerra Fialho, da 4ª Vara Criminal da Comarca de Teresina, condenou Nilton Cesar, vulgo César do Queijo, pelo latrocínio contra o policial militar Erisvan Mesquita Silva, de 38 anos, no bairro Tabuleta, em Teresina, em julho de 2015. Nilton César foi condenado a 26 anos e 3 meses de reclusão em regime fechado.
H. Eduardo Pessoa é Jornalista e Desenvolvedor de diversos Portais de Notícias como este destinado à Empreendedores, Jornalistas e Pequenas e Médias Empresas. Experiência de mais de 12 mil notícias publicadas e nota máxima de satisfação no Google e Facebook com mais de 79 avaliações de clientes.
Pesquisa do Ipec divulgada neste domingo (21) aponta que 79% dos brasileiros acreditam que o preço dos alimentos aumentou nos últimos meses no país.
A percepção para outros 9% é de que o valor dos alimentos teve queda. Já 11% acreditam que os preços continuam os mesmos. Não sabem ou não responderam correspondem a 1% dos entrevistados.
O levantamento ouviu 2000 pessoas entre os dias 4 e 8 de abril em 129 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais e o nível de confiança, de 95%.
Os pesquisadores também quiseram saber qual será o cenário para os próximos meses, na avaliação dos entrevistados.
Publicidade
Para 64%, o preço dos alimentos continuarão a subir. Outros 15% disseram acreditar que os valores vão diminuir. Já 18% acham que ficarão iguais aos de hoje. Não sabem ou não responderam são 3%.
Combustível
A pesquisa também fez o questionamento a respeito do custo para abastecer veículos.
Para 61%, encher o tanque ficou mais caro nos últimos meses. Já 21% responderam que o custo está igual. Outros 11% acham que os combustíveis estão mais baratos. Não responderam ou não sabem são 7%.
Os dados são parecidos quando os brasileiros são preocupados sobre o futuro. Para 63%, os combustíveis vão ficar mais caros nos próximos meses. Já 10% acreditam na redução. Para 22%, eles ficarão iguais. Não responderam ou não sabem são 5%.
Contas de consumo
O Ipec também quis saber como o brasileiro está sentindo no bolso as contas de consumo, como água, luz e gás.
Publicidade
Praticamente três em cada quatro entrevistados (76%) responderam que, nos últimos meses, as contas subiram. Outros 5% disseram acreditam que os valores estão mais baixos. Outros 18% acham que as contas estão com o mesmo valor. Não sabem ou não responderam são 1%.
Para os próximos meses, 11% dos entrevistados disseram acreditar que os preços dessas contas vão cair. Já 64% acreditam que contas de água, luz, gás vão aumentar. Não responderam ou não sabem são 4%.
Na sessão desta segunda-feira (2), a Câmara Municipal de Paranaíba rejeitou um projeto do Executivo que buscava alterar o regimento interno da Casa. A proposta previa a redução do tempo de mandato da Mesa Diretora de dois anos para um ano e o fim da possibilidade de reeleição do presidente da Câmara.
O vereador Marcos Carenga, que é pré-candidato à presidência, apresentou um pedido de urgência para a votação do projeto. A iniciativa, no entanto, enfrentou resistência, especialmente do vereador Andrew Robalinho, também pré-candidato, que votou contra a urgência e a proposta. Durante a sessão, Andrew citou o artigo 23 da Lei Orgânica da Câmara para justificar sua posição, argumentando que legislar sobre o regimento interno é uma atribuição exclusiva do Legislativo.
“Sou líder do prefeito Maycol, mas é um absurdo a conduta dele querer administrar ao mesmo tempo a prefeitura e a Casa de Leis”, afirmou Andrew.
Apesar de o regime de urgência ter sido aprovado, o projeto foi rejeitado em plenário. Cinco vereadores votaram contra a proposta: Andrew Robalinho, Gilson Santana, Fabiano Agi, Robson Rezende e Sargento Benites. Como a aprovação de mudanças no regimento interno exige o apoio de 2/3 dos parlamentares, o projeto não obteve os votos necessários.
Publicidade
Com a rejeição, as regras atuais permanecem inalteradas, permitindo a reeleição do presidente da Câmara Municipal para a próxima legislatura (2025-2028). O episódio reflete a intensificação da disputa política interna, com Carenga e Andrew já se movimentando nos bastidores para a eleição da Mesa Diretora.
O mês de dezembro é dedicado à luta contra o HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), com foco na conscientização, prevenção e solidariedade. Para dar início à campanha Dezembro Vermelho, a Secretaria Municipal de Saúde de Paranaíba, por meio do Serviço de Atenção Especializada (SAE), realizou na última sexta-feira (29) uma ação de testagem rápida para HIV, Hepatites B e C e sífilis, na Praça da República.
A atividade contou com grande adesão da comunidade, com mais de 80 pessoas atendidas. A coordenadora Mirian Rezende destacou o resultado como altamente positivo, evidenciando o interesse da população em cuidar da saúde e se informar sobre a prevenção dessas doenças.
A campanha continua até o dia 31 de dezembro, com diversas atividades educativas e orientações em todas as Unidades de Saúde da Família do município. O objetivo é promover o cuidado integral à saúde e combater o preconceito, reforçando o compromisso de garantir acesso ao diagnóstico, tratamento e informação de qualidade para todos.
Fique atento à programação e participe das ações do Dezembro Vermelho!
Deixe o Seu Comentário