Conecte-se Conosco

Notícias

Workshop em RO vai discutir sobre análises para controle de qualidade em laticínios

Avatar

Publicado

em

Evento vai ser realizado em Ji-Paraná em agosto e deve reunir empresas de Rondônia, Acre, Amazonas e Bolívia. Inscrições já estão abertas. O município de Ji-Paraná (RO), na região central do estado, vai receber no próximo mês de agosto o 1° workshop de análises para controle de qualidade em laticínios. Segundo a organização, o evento será voltado para técnicos, gerentes de qualidade, coordenadores de qualidade, analistas de laboratório, agentes de inspeção, pesquisadores e outros profissionais da área de laticínios.

Objetivo do evento é falar sobre análises para controle de qualidade em laticínios — Foto: Reprodução

O 1° workshop inicia no dia 23 de agosto e está sendo organizado e executado pela empresa Caseuslac e Carol Castanheira, que é consultora técnica e instrutora de treinamento na área de controle e segurança de alimentos. Ygor Ravazzi, diretor da Caseuslac, disse ao g1 que o evento deve reunir empresas de laticínios de Rondônia, Acre, Amazonas e Bolívia para um treinamento sobre análises físico químicas e microbiológicas na indústria.

“Esse evento é importante porque as indústrias garantem a segurança dos alimentos que produzem através dos Programas de Autocontrole. Ou seja, a indústria controla seus processos produtivos e os órgãos de inspeção fiscalizam a execução desses controles. As análises de seleção de matéria-prima e produto acabado são parte fundamental do programa de autocontrole. E o objetivo desse evento é trazer o que há de mais novo e eficiente nisso”, explica Ravazzi.

As inscrições para o 1° workshop já estão abertas e podem ser feitas através da internet (acesse aqui para reservar a vaga).

Abaixo, veja a programação completa do do evento:

Dia 23/08

Publicidade

Importância do Controle de Qualidade e das Análises Laboratoriais de Lácteos
Legislações Vigentes que interferem nas atividades de laboratórios da indústria
Constituintes Físico Químicos do Leite
Parâmetros e Padrões Físico Químicos de lácteos e legislações relacionadas
Boas Práticas em Laboratórios de Análises Físico Químicas – aferição, calibração, manutenção e limpeza de equipamentos; higienização de vidarias

Dia 24/08

Análises Físico Químicas para recebimento de leite
Análises Físico Químicas em derivados lácteos
Definindo um plano de amostragem para as análises físico químicas na indústria de laticínios
Registro e interpretação de resultados de análises físico químicas
Conceitos básicos em Microbiologia
Microrganismos indicadores e Microrganismos Patogênicos

Por g1 RO

Publicidade

Deixe o Seu Comentário

H. Eduardo Pessoa é Jornalista e Desenvolvedor de diversos Portais de Notícias como este destinado à Empreendedores, Jornalistas e Pequenas e Médias Empresas. Experiência de mais de 12 mil notícias publicadas e nota máxima de satisfação no Google e Facebook com mais de 79 avaliações de clientes.

Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Mulher é condenada a indenizar policial e adolescente chamados de “macaco”

LUIS VILELA

Publicado

em

por campo grande news

Mulher, que não teve o nome divulgado, foi condenada a indenizar um adolescente e um policial militar por racimos. As vítimas foram chamadas de “macaco”, pela autora durante uma discussão de vizinhos em novembro de 2023. O crime aconteceu em Dourados, cidade a 251 quilômetros de campo Grande.

De acordo com a denúncia do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), no dia 5 daquele mês por volta das 10h40, o adolescente estava sentado em frente de casa com sua mãe e a acusada deu início a uma discussão. Ela chamou a mulher e depois passou a ofender o garoto. “Sai daqui seu macaco”, disse a acusada.

Ela então pegou um cabo de vassoura e golpeou a vítima. A PM (Polícia Militar) foi acionada e quando os militares chegaram também foram xingados pela mulher. “Policiais corruptos. Filhos da P**a”. A acusada foi presa e colocada na viatura, foi então que chamou um dos servidores de “macaco” e quando chegou na delegacia deu socos e chutes na equipe.

Publicidade

A mulher foi denunciada por injúria racial, lesão corporal e passou por julgamento. Durante depoimento, a mãe do adolescente afirmou que a briga aconteceu porque o menino estava jogando bola perto da residência da vizinha e precisou mudar de casa depois do caso porque foi ameaçada de ter o imóvel incendiado.

Em depoimento ao juiz Marcelo da Silva Cassavara, a acusada confirmou a briga e alegou que havia passado a noite bebendo. Ela ainda disse que a discussão aconteceu por conta de um cachorro e que o adolescente não estava no local. Mas afirma que realmente bateu na vizinha com uma vassoura, porém não se lembra de ter xingado os policiais.

Com isso, ela foi condenada a dois anos e quatro meses de reclusão, além de cinco meses de detenção, em regime aberto e sentenciada a pagar R$ 1,5 mil em indenização a cada uma das vítimas pelos danos morais sofridos, com acréscimo de 0,5% de juro ao mês desde o dia do crime.

 

 

Publicidade

Deixe o Seu Comentário

Continue Lendo

Notícias

Palestra sobre Segurança no Trânsito impacta colaboradores da Arauco

LUIS VILELA

Publicado

em

Em uma iniciativa conjunta da Prefeitura Municipal, por meio da Coordenadoria de Educação no Trânsito do Demutran, e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), colaboradores da empresa Arauco participaram de uma palestra vital sobre segurança no trânsito.

A ação, solicitada em conjunto pelas equipes da área de SSO, representada pelo TST Giovani Lima, e da Frota Leve, representada por Adriane Santos e Maria Elaine, foi realizada como parte das atividades do Maio Amarelo — campanha dedicada à conscientização sobre a importância de um trânsito mais seguro.

A palestra, ministrada pelos Inspetores Perez e Ferry da PRF, abordou temas cruciais para a segurança viária. Os participantes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre o teste do etilômetro e receberam orientações detalhadas sobre como transitar com segurança. A importância do cinto de segurança, do capacete para motociclistas, e o respeito aos limites de velocidade e às regras de ultrapassagem foram pontos enfatizados durante a apresentação.

O Maio Amarelo: Um Chamado à Vida

Publicidade

O Maio Amarelo é um movimento global de conscientização que acontece no mês de maio, com o propósito de alertar condutores e pedestres sobre a necessidade de respeitar as leis de trânsito. Seu objetivo principal é reduzir o número de mortos e feridos em acidentes, promovendo um comportamento mais seguro nas vias.

A campanha teve início no Brasil em 2014, idealizada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV). Sua criação foi uma resposta à resolução da Organização das Nações Unidas (ONU), que designou o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ação pela Segurança no Trânsito”.

A cada ano, o Maio Amarelo adota uma frase temática para incentivar a reflexão. Em 2025, o lema é: “Desacelere, seu bem Maior é a vida!”.

Sandra Coelho
Coordenadora de Educação no Trânsito do Demutran

Publicidade

Deixe o Seu Comentário

Continue Lendo

Cidade

Prefeito de Paranaíba é condenado por usar símbolos de campanha em obras públicas

LUIS VILELA

Publicado

em

CAMPO GRANDE NEWS

O prefeito de Paranaíba, Maycol Henrique Queiroz Andrade (PSDB), conhecido como Maycol Doido,  foi condenado em uma ação popular por utilizar símbolos e cores de sua campanha eleitoral em obras públicas, monumentos e materiais publicitários da prefeitura.

A decisão, proferida pela 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) e divulgada em acórdão no dia 9 de maio de 2025, considerou que a prática configurou promoção pessoal, violando os princípios constitucionais da legalidade, moralidade administrativa e impessoalidade.

A ação popular, movida por Renato Carlos Rodrigues Tosta, argumentou que o prefeito utilizou um símbolo gestual em formato de “V” e a cor azul, amplamente explorados durante sua campanha eleitoral, em detrimento dos símbolos e cores oficiais do município de Paranaíba (verde, vermelho e branco).

Publicidade

Fotografias e uma ata notarial foram apresentadas como provas, demonstrando a instalação de monumentos e totens com o símbolo “V” em obras públicas, além do uso em adesivos, panfletos e postagens em redes sociais da prefeitura.

Segundo o relator do caso, desembargador Eduardo Machado Rocha, a publicidade de atos, programas, obras e serviços públicos deve ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades.

O magistrado destacou que, embora a divulgação de obras e serviços seja permitida, ela não deve visar o proveito individual do administrador.

A decisão do TJMS reformou uma sentença anterior que havia julgado improcedente o pedido da ação popular. O Tribunal entendeu que ficou demonstrado que a conduta do prefeito configurou promoção pessoal custeada com dinheiro público.

Com isso, os atos administrativos que resultaram nessa prática foram declarados nulos, e foi determinado o ressarcimento integral dos valores indevidamente gastos pelo município.

Publicidade

Em sua defesa, o prefeito havia alegado, entre outros pontos, que não houve demonstração de dano ao erário e que a utilização dos símbolos estaria dentro da discricionariedade administrativa.

No entanto, o Tribunal considerou que a conduta foi lesiva não apenas pelo aspecto material (gasto de recursos públicos em monumentos personalizados), mas principalmente por comprometer a moralidade administrativa.

A Procuradoria de Justiça também se manifestou no processo, corroborando a tese de promoção pessoal e violação aos princípios constitucionais.

A decisão do TJMS ressalta precedentes do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que vedam a utilização de símbolos de campanha em publicidade oficial, mesmo que não haja dano material direto, pois a simples violação aos princípios administrativos já configura improbidade.

 

Publicidade

Deixe o Seu Comentário

Continue Lendo
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Policial

Cidade2 semanas atrás

Homem é preso em flagrante após agredir mulher por horas

Na manhã desta segunda-feira  (26/05), a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por meio da Delegacia de Atendimento à...

Cidade2 semanas atrás

Homem é preso por posse irregular de munições em Paranaíba

ASSECOM POLICIA CIVIL A Polícia Civil, por meio do Setor de Investigações Gerais (SIG) da Primeira Delegacia de Polícia de...

Cidade1 mês atrás

Polícia civil da apoio a Procon durante ação em barbearia

  A Polícia Civil do Mato Grosso do Sul, por meio da Delegacia de Paranaíba, prestou apoio a uma ação...

Cidade1 mês atrás

PARANAÍBA: Homem é condenado a 70 de prisão por crimes sexuais

Investigação da Delegacia da Mulher de Paranaíba resulta em condenação de 70 anos por crimes sexuais Uma investigação conduzida pela...

Cidade1 mês atrás

Homem é preso por descumprir medida protetiva e perseguir ex-companheira em Paranaíba

Homem é preso por descumprir medida protetiva e perseguir ex-companheira em Paranaíba Na manhã desta segunda-feira, 05 de maio de...

Cidade2 meses atrás

Investigação identifica autor de abigeato e recupera oito cabeças de gado em Paranaíba

A Primeira Delegacia de Paranaíba obteve um importante avanço no combate aos crimes patrimoniais no campo ao identificar o autor...

Cidade2 meses atrás

Condenado por estupro de vulnerável é preso em Paranaíba

  A Polícia Civil do Mato Grosso do Sul, por meio da Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM) de Paranaíba,...

Cidade2 meses atrás

Dupla investigada por tentativa de homicídio em fevereiro é presa em Paranaíba

O Setor de Investigações Gerais (SIG) da Primeira Delegacia de Polícia de Paranaíba prendeu, nesta quinta-feira (04), dois homens investigados...

Cidade2 meses atrás

Homem é preso por abusar de criança de 5 anos em paranaíba

A Polícia Civil do Mato Grosso do Sul, por meio da Delegacia de Atendimento à Mulher de Paranaíba/MS (DAM), efetuou...

Cidade2 meses atrás

Polícia Civil cumpre dois mandados de prisão em Paranaíba

A Delegacia de Polícia de Paranaíba e do Setor de Investigações Gerais (SIG) realizou, nesta quarta-feira (2), o cumprimento de...

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas