Conecte-se Conosco

Policial

Tribunal de Justiça anula julgamento de quatro réus por incêndio na boate Kiss

Avatar

Publicado

em

Sócios da casa e integrantes da banda que tocava na noite da tragédia foram condenados em 10 de dezembro do ano passado. O TJ-RS (Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul) anulou, por 2 votos a 1, nesta quarta-feira (3), em Porto Alegre (RS), o julgamento que condenou por homicídio doloso os quatro réus do caso boate Kiss, tragédia que deixou 242 mortos em Santa Maria. A informação foi confirmada pela assessoria do órgão à reportagem do R7.

© Juliano Verardi / Imprensa TJRS

Em 10 de dezembro passado, nove anos após o incêndio, o júri condenou os dois sócios da boate, Elissandro Spohr e Mauro Hoffmann, a 22 anos e 6 meses e 19 anos e 6 meses, respectivamente. Marcelo de Jesus dos Santos, vocalista da banda Gurizada Fandangueira, que tocava na noite da tragédia, e Luciano Bonilha, produtor de eventos que trabalhava para a banda, foram condenados a 18 anos de pena. Os elementos apontados pela acusação durante os dez dias de julgamento, em dezembro, foram a superlotação da Kiss na noite da tragédia; o uso de uma espuma no teto, para isolamento acústico, que com o incêndio liberou gases tóxicos, o que provocou a maioria das mortes; e o uso e o manejo irregulares pela banda de artefatos pirotécnicos em ambiente fechado.

A tragédia

A tragédia aconteceu na noite de 27 de janeiro de 2013, na boate Kiss, na cidade de Santa Maria (RS). A casa noturna promovia a festa universitária Agromerados, com a apresentação da banda Gurizada Fandangueira. Durante a festa, o produtor de eventos do grupo, Luciano Bonilha, acendeu um artefato pirotécnico que estava na mão do então vocalista Marcelo de Jesus dos Santos. O fogo atingiu parte do teto do estabelecimento e causou a morte de 242 pessoas. Outras 636 ficaram feridas.

As responsabilidades foram apuradas em seis processos judiciais. O principal tramitou na 1ª Vara Criminal da Comarca, foi dividido e originou outros dois. No processo criminal, os empresários Elissandro Spohr e Mauro Hoffmann (sócios da boate), o vocalista Marcelo e o produtor musical Luciano Bonilha respondem por homicídio simples com dolo eventual. Em 10 de dezembro, os quatro réus foram julgados por um Conselho de Sentença, constituído por sete jurados, no plenário do Foro Central I de Porto Alegre.

Publicidade

O julgamento ocorre na capital gaúcha porque foi concedido em 2020 um desaforamento – transferência de julgamento para outra comarca – aos réus Elissandro, Mauro e Marcelo. Somente Luciano não teve interesse na troca. No entanto, o TJ-RS determinou que ele se juntasse aos outros em um único julgamento.

Portal R7
Da Redação

Deixe o Seu Comentário

H. Eduardo Pessoa é Jornalista e Desenvolvedor de diversos Portais de Notícias como este destinado à Empreendedores, Jornalistas e Pequenas e Médias Empresas. Experiência de mais de 12 mil notícias publicadas e nota máxima de satisfação no Google e Facebook com mais de 79 avaliações de clientes.

Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidade

Autor de furtos que rompeu tornozeleira e homem por receptação são presos em Paranaíba

LUIS VILELA

Publicado

em

A Polícia Militar, por meio da equipe de Força Tática do 13º BPM, prendeu dois homens nesta quarta-feira (data), em Paranaíba, envolvidos em crimes de furto, dano ao patrimônio público e receptação. A ação resultou na recuperação de joias e semijoias levadas de uma residência.

De acordo com a PM, a operação teve início após denúncias anônimas apontarem que um indivíduo estaria praticando uma série de furtos na cidade. Com o auxílio de imagens de câmeras de monitoramento, que flagraram a invasão a um domicílio, os policiais iniciaram diligências ininterruptas para localizar o suspeito.

O homem foi encontrado e abordado pela equipe. Durante a checagem, os policiais constataram que ele deveria estar utilizando tornozeleira eletrônica. Questionado, o suspeito confessou ter rompido o equipamento, que foi posteriormente localizado e recuperado na residência dele.

Ao ser interrogado sobre os objetos furtados, entre eles joias e semijoias, o autor admitiu o crime e revelou a quem havia vendido os itens. Os policiais se deslocaram até o endereço informado, onde o comprador confirmou a aquisição das peças por um valor de apenas R$ 50,00.

Publicidade

Diante dos fatos, o autor dos furtos foi preso pelos crimes de furto e dano ao patrimônio público, enquanto o segundo indivíduo recebeu voz de prisão por receptação.

Os objetos recuperados foram devolvidos aos proprietários. Os dois homens foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Paranaíba para as providências cabíveis.

Deixe o Seu Comentário

Continue Lendo

Cidade

PM desarticula ponto de venda de entorpecentes na Vila Santa Izabel, em Paranaíba

LUIS VILELA

Publicado

em

PARANAÍBA (MS) – Na tarde desta quinta-feira (18/12), a Polícia Militar de Paranaíba, através da equipe de Força Tática, realizou a prisão de um homem de 20 anos por tráfico de drogas na região da Vila Santa Izabel. A ação resultou na apreensão de uma grande variedade de substâncias ilícitas, incluindo maconha, cocaína, ecstasy e haxixe.
​Após receber denúncias anônimas sobre um indivíduo que utilizava uma motocicleta azul para comercializar entorpecentes no bairro, a equipe de Força Tática intensificou o patrulhamento na região. Por volta das 17h30, os militares localizaram um suspeito com as características descritas saindo de uma residência.
​Durante a abordagem e busca pessoal, foram encontradas com o suspeito 16 trouxinhas de maconha. Ao ser questionado, o abordado confessou que realizava a venda das drogas e informou que havia mais entorpecentes em sua residência.
​Com a autorização do proprietário, os policiais realizaram buscas no imóvel, onde encontraram um verdadeiro arsenal do tráfico:
– ​Vários tabletes e trouxinhas de maconha prontas para venda;
– ​Tabletes de Skank (conhecida como “supermaconha”);
– ​Porções de cocaína (em porção maior e fracionadas);
​Pílulas de Ecstasy (droga sintética);
– ​Invólucros de Haxixe Marroquino;
​Duas balanças de precisão e materiais para embalagem (plástico filme, sacos e facão com resquícios de droga).
​Diante dos fatos, a Polícia Civil e a Perícia Criminal foram acionadas para os procedimentos técnicos.
​O autor foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil, sem ferimentos, acompanhado por seu advogado, onde foi autuado em flagrante. Todo o material ilícito e a motocicleta foram entregues à autoridade policial para as providências de pesagem oficial e investigação.
Assessoria de Comunicação Social do 13º BPM

Deixe o Seu Comentário

Continue Lendo

Cidade

PM recupera produtos furtado no comércio de Paranaíba e prende autor

LUIS VILELA

Publicado

em

PARANAÍBA (MS) – Na manhã desta quinta-feira, 18 de dezembro de 2025, a Polícia Militar, por meio da equipe de Rádio Patrulha, realizou a prisão em flagrante de um homem por crime de furto e a recuperação de diversos produtos subtraídos de estabelecimentos comerciais no município.
​A ação teve início durante o policiamento da “Operação Força Total”. A equipe recebeu denúncias de que um indivíduo em uma bicicleta prateada estaria exibindo um objeto semelhante a uma arma de fogo nas proximidades da Praça Iacal, no Bairro Industrial de Lourdes.
​Após diligências, os policiais localizaram o suspeito na Travessa 1. No momento da abordagem, ele portava uma sacola com diversos produtos novos. Ao ser questionado, o indivíduo confessou voluntariamente que os itens eram provenientes de furtos realizados em diferentes lojas da cidade e que estava tentando revendê-los.
​O autor cooperou com a guarnição, indicando os locais onde havia praticado os crimes. Três estabelecimentos foram identificados e os responsáveis reconheceram os materiais:
​- Simulacro de arma de fogo (pistola de brinquedo);
​- Pendrives, fones de ouvido, relógios e semijoias, totalizando aproximadamente R$ 1.060,00 em mercadorias;
– Itens de higiene pessoal e brinquedos.
​Outros objetos encontrados com o autor (relógios, boné e itens de higiene), cuja origem não foi confirmada pelos lojistas no momento, também foram apreendidos para investigação.
​O homem foi preso em flagrante com base no Artigo 155 do Código Penal. Ele foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Paranaíba sem o uso de algemas, devido ao seu comportamento cooperativo e à ausência de risco de fuga. Todos os direitos constitucionais do detido foram preservados, e o caso passou a ser acompanhado por seu advogado constituído.
​Os materiais recuperados foram entregues à autoridade policial para a posterior restituição aos legítimos proprietários.
​ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO – 13º BPM

Deixe o Seu Comentário

Continue Lendo
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Policial

Cidade16 horas atrás

Autor de furtos que rompeu tornozeleira e homem por receptação são presos em Paranaíba

A Polícia Militar, por meio da equipe de Força Tática do 13º BPM, prendeu dois homens nesta quarta-feira (data), em...

Cidade2 meses atrás

PM desarticula ponto de venda de entorpecentes na Vila Santa Izabel, em Paranaíba

PARANAÍBA (MS) – Na tarde desta quinta-feira (18/12), a Polícia Militar de Paranaíba, através da equipe de Força Tática, realizou...

Cidade2 meses atrás

PM recupera produtos furtado no comércio de Paranaíba e prende autor

PARANAÍBA (MS) – Na manhã desta quinta-feira, 18 de dezembro de 2025, a Polícia Militar, por meio da equipe de...

Cidade3 meses atrás

PM apreende arma de fogo e conduz homem por porte ilegal em Paranaíba

Polícia Militar apreende arma de fogo e conduz homem por porte ilegal em Paranaíba Paranaíba (MS) – Na tarde de...

Cidade3 meses atrás

Pastor é preso em Paranaíba por importunação sexual contra 4 mulheres

A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Delegacia de Atendimento à Mulher – DAM de Três...

Cidade3 meses atrás

PARANAÍBA: Homem é preso por descumprimento de medida protetiva

POLÍCIA MILITAR PRENDE HOMEM POR DESCUMPRIMENTO DE MEDIDA PROTETIVA E AMEAÇA EM PARANAÍBA Na noite desta terça-feira (18/11), por volta...

Cidade3 meses atrás

Condenado por estupro é procurado em Paranaíba

Procurado por estupro de vulnerável (mandado de prisão decorrente de sentença condenatória, com pena de 18 anos e 8 meses...

Brasil3 meses atrás

Fantástico repercute acidente com bike elétrica que matou criança em Paranaíba

Fantástico destacou os riscos das bicicletas elétricas no Brasil. A matéria, exibida neste domingo, mostrou diversos acidentes graves envolvendo esse...

Cidade3 meses atrás

BPMRv apreende mais de 4 kg de haxixe marroquino durante fiscalização em Paranaíba

Paranaíba/MS – Na manhã desta quarta-feira (12/11), durante fiscalização e orientação de trânsito na MS-240, em frente à Base Operacional...

Cidade3 meses atrás

Corpo de Bombeiros encerra buscas por jovem desaparecido no Rio Paranaíba

O Corpo de Bombeiros Militar de Paranaíba informou que, após 72 horas de buscas, não foi possível localizar o jovem...

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas