Conecte-se Conosco

Notícias

Sessão da Câmara tem 23 indicações e votações em regime de urgência

LUIS VILELA

Publicado

em

 

Pautas contemplam infraestrutura, saúde, educação e proteção social em Paranaíba

A Câmara Municipal de Paranaíba realizou nesta segunda-feira, 18 de agosto de 2025, a 27ª Sessão Ordinária. A reunião contou com apresentação de 23 indicações, além de votações de projetos de lei, moções e matérias em regime de urgência.
Os vereadores encaminharam um total de 23 indicações ao Executivo. A maior parte foi destinada à Secretaria Municipal de Obras, com pedidos de recapeamento asfáltico, tapa-buracos, iluminação pública, instalação de redutores de velocidade e serviços de limpeza urbana.
A sessão contou ainda com a presença da 1ª Tenente Juliana Alves da Costa, que apresentou o trabalho desenvolvido pelo Promuse – Programa Mulher Segura da Polícia Militar em Paranaíba, e destacou a importância da medida protetiva para resguardar mulheres em situação de violência.
O Defensor Público, Gustavo Terra, também utilizou a tribuna para tratar de ações em defesa da população e fortalecer a rede de apoio e orientação jurídica no município, principalmente na área da Saúde.
Na pauta do dia, os vereadores aprovaram:
– Moção de Pesar, de autoria do vereador Lúcio Freitas, em solidariedade à família do professor Antônio Francisco de Souza, falecido em trágico acidente na BR-158.
– Moção de Aplausos, proposta pela vereadora Wanice Luciana, em reconhecimento ao Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE-MS), ao conselheiro Jerson Domingos e aos servidores do órgão pela realização do evento “Diálogo com o Gestor: A Primeira Infância é de Nossa Conta”, em Paranaíba.
Os parlamentares também analisaram matérias em regime de urgência, incluindo:
• Alteração na composição do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável;
• Repasse ao Centro Rural do Alto Santana;
• Prorrogação do prazo de doação de terreno à UEMS para construção do restaurante universitário;

• Criação do Conselho e do Fundo Municipal dos Direitos da Mulher, iniciativa destacada pela presidente Wanice Luciana como conquista na luta contra a violência doméstica;
• Atualização do quadro de servidores da Câmara Municipal;
• Criação de 34 cargos para a Educação, medida necessária para garantir recursos do Fundeb e atender cerca de 3 mil crianças no contraturno.
“Foi uma sessão muito produtiva, com 23 indicações, projetos relevantes em votação e a participação de autoridades que fortalecem o nosso trabalho. Destaco a criação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, que nasceu de uma indicação minha e agora se torna uma realidade na luta contra a violência doméstica”, destacou a presidente da Câmara, vereadora Wanice Luciana de Oliveira.

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal

Publicidade

Deixe o Seu Comentário

Luís Vilela é jornalista formado pela UNIDERP Campo Grande (MS), atual em veículos de imprensa como Jornal O Estado de MS, rádio CBN Campo Grande, Jornal Tribuna Livre, Rádio Difusora e Rádio VALE FM. Vencedor de premios de Jornalismo FAMASUL e OCB/MS.

Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidade

Paranaíba proíbe contratação de condenados por crimes contra crianças na rede de ensino

LUIS VILELA

Publicado

em

Entrou em vigor a Lei nº 2.610, de autoria do vereador Maicom Enfermeiro, que impede a contratação de pessoas condenadas por crimes contra crianças e adolescentes para atuar na rede municipal de ensino de Paranaíba.

A norma vale para cargos efetivos, comissionados, temporários ou qualquer outro vínculo em escolas e centros de educação infantil. A comprovação da idoneidade deve ser feita por meio de certidões negativas criminais das Justiças Estadual e Federal.

Entre os crimes listados estão os previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente, crimes contra a dignidade sexual, maus-tratos, abandono de incapaz, lesão corporal dolosa e qualquer forma de violência física ou psicológica contra menores de 18 anos.

Segundo o autor da lei, o objetivo é reforçar a proteção às crianças e adolescentes e garantir que os profissionais da educação tenham conduta íntegra e respeitosa.

Publicidade

Deixe o Seu Comentário

Continue Lendo

Cidade

Motociclista de 60 anos é transferido para Três Lagoas após acidente em Paranaíba

LUIS VILELA

Publicado

em

Um motociclista de 60 anos foi transferido para Três Lagoas (MS) nesta terça-feira (12) devido à gravidade dos ferimentos sofridos em um acidente de trânsito no bairro Industrial de Lourdes, em Paranaíba.

A colisão ocorreu no cruzamento da Rua da Saudade com a Rua Evangelista Vilela dos Reis. Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que o motociclista avança o sinal de “pare” e acaba sendo atingido por uma caminhonete que seguia pela via preferencial.

Equipes de socorro prestaram atendimento imediato no local e encaminharam a vítima para a Santa Casa de Paranaíba, de onde foi transferida em estado grave para a unidade hospitalar de Três Lagoas.

Publicidade

Deixe o Seu Comentário

Continue Lendo

Notícias

Impeachment de Alexandre de Moraes avança no Senado, diz Nelsinho Trad

LUIS VILELA

Publicado

em

Por: Soares Filho

O pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), segue em trâmite no Senado, e para o senador Nelsinho Trad (PSD), o andamento é “irreversível”. Em entrevista ao Correio do Estado, o parlamentar sul-mato-grossense explicou que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), recuou de declarações anteriores e agora admite analisar o pedido, não apenas pela quantidade de assinaturas, mas também por meio de uma avaliação jurídico-política.

“O Alcolumbre já admitiu, na sexta-feira, que poderá analisar os pedidos de impeachment contra o ministro, mas destacou que a decisão não será tomada com base apenas na quantidade de assinaturas, mas por uma avaliação de caráter jurídico-político”, explicou Nelsinho Trad. O presidente do Senado afirmou que fatores como justa causa, provas, adequação legal e viabilidade serão essenciais para a análise.

Até o momento, a oposição já coletou 41 assinaturas, o número mínimo necessário para formalizar o pedido e criar uma comissão especial responsável pela análise do impeachment. No entanto, a admissibilidade do processo é prerrogativa exclusiva de Alcolumbre, que afirmou que a decisão não se baseia apenas no apoio numérico. Nelsinho Trad também lembrou que a pressão do colegiado de líderes pode forçar a inclusão do pedido na pauta de votação.

Publicidade

A tensão institucional aumentou com protestos de senadores oposicionistas e ameaças de retaliações contra Alcolumbre, que corre o risco de ser alvo da Lei Magnitsky por bloquear a tramitação do impeachment. Nelsinho Trad e Tereza Cristina (PP) são os únicos senadores de Mato Grosso do Sul a assinar o pedido de impeachment, enquanto a senadora Soraya Thronicke (Podemos) optou por não apoiar a iniciativa.

Para Nelsinho Trad, o motivo que levou a oposição a reunir as assinaturas necessárias foi a imposição de cautelares contra o senador Marcos do Val (Podemos-ES). “Todos nós entendemos que houve abuso de poder por parte do ministro do STF, pois, com as cautelares, ele praticamente impede que Marcos do Val possa exercer seu mandato parlamentar”, afirmou o senador. Dentre as medidas adotadas contra o senador, estão multas e bloqueios de contas, além de outras restrições que, segundo Nelsinho, são vistas como uma violação ao mandato parlamentar.

Capital News

Deixe o Seu Comentário

Continue Lendo
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Policial

Cidade4 dias atrás

PM prende autor por tráfico de drogas em Paranaíba

Paranaíba (MS) – Na tarde dessa segunda-feira (06/10), por volta das 17h, a equipe de Força Tática do 13º Batalhão de...

Cidade6 dias atrás

PM apreende arma de fogo e prende homem pelo porte ilegal em Paranaíba

Paranaíba (MS) – Na noite de sábado (04/10), por volta das 23h, a equipe da Força Tática do 13º Batalhão de...

Cidade7 dias atrás

PM INTERROMPE FUGA PERIGOSA E PRENDE MOTORISTA EMBRIAGADO EM PARANAÍBA

Paranaíba (MS) – Na madrugada de sábado (04/10), por volta da 01h, equipes da Radiopatrulha e da Força Tática do...

Destaques2 semanas atrás

HOMEM É PRESO POR AMEAÇAS, RESISTÊNCIA E PERTURBAÇÃO DO SOSSEGO EM PARANAÍBA

Paranaíba (MS) – Na noite desta quinta-feira (25/09), policiais militares do 13º Batalhão de Polícia Militar realizaram a prisão de...

Cidade2 semanas atrás

Homem é preso após tentar aplicar golpes com cheques furtados em Paranaíba

Um homem foi preso em flagrante na tarde desta quinta-feira (25), em Paranaíba, acusado de furto, estelionato e falsificação de...

Cidade3 semanas atrás

Operação afasta policiais penais suspeitos de facilitar entrada de celulares e drogas no Presídio de Paranaíba

Na manhã desta terça-feira (23), a Polícia Civil, com apoio do Garras e da Polícia Militar, deflagrou uma operação que...

Cidade4 semanas atrás

CAPS promove palestra sobre valorização da vida

No dia 10 de setembro, em alusão ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)...

Cidade4 semanas atrás

Motociclista fica ferido após acidente no cruzamento da Melo Taques em Paranaíba

Na tarde deste domingo, um acidente de trânsito foi registrado no cruzamento da rua Melo Taques com a rua Wladislau...

Cidade4 semanas atrás

Acidente com quatro motos deixa seis pessoas feridas em Paranaíba

Na noite de quinta-feira (11), um acidente envolvendo quatro motocicletas deixou seis pessoas feridas na Avenida Aristides Klafke, em Paranaíba....

Cidade1 mês atrás

Polícia Militar resgata cachorro em córrego no bairro Daniel 5

Um cachorro de pequeno porte foi resgatado pela Polícia Militar na manhã desta segunda-feira (8), no bairro Daniel 5, em...

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas