Destaques
MPF pede que WhatsApp permita função Comunidades só em 2023
Publicado
2 anos atrásem
Nova ferramenta de grupos disponibiliza a participação de milhares de pessoas e será liberada no Brasil após as eleições. O Ministério Público Federal (MPF) reforçou um pedido ao WhatsApp para que o aplicativo de mensagens adie para janeiro de 2023 a implementação no Brasil da função Comunidades, nova ferramenta de grupos do aplicativo que permitirá a participação de milhares de pessoas. O WhatsApp pretende inaugurar a funcionalidade no país depois das eleições de outubro. Após acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a empresa concordou em deixar a liberação da nova ferramenta para depois do pleito, a fim de evitar qualquer tipo de interferência no resultado da votação.
No entanto, de acordo com o MPF, “tal compromisso não impede que o Whatsapp Comunidades seja lançado, no Brasil, logo na sequência, em um período no qual, é importante reconhecer, fluxos organizados de desinformação sobre as instituições e os processos democráticos brasileiros podem ter efeitos especialmente graves para a integridade cívica do país”.
As considerações do MPF foram enviadas ao WhatsApp nesta quinta-feira (28). O documento foi elaborado pela Procuradoria da República em São Paulo, unidade do MPF no estado. No ofício, o órgão afirma que, caso entre em vigor ainda em 2022, a nova função do WhtasApp terá potencial para contribuir com a disseminação de notícias falsas e atrapalhar o combate a esse tipo de crime. O Ministério Público quer o adiamento para “evitar que a atual política de enfrentamento à desinformação da empresa seja alterada ainda neste ano, em um momento no qual fake news sobre o funcionamento das instituições e a integridade do sistema de votação brasileiro podem colocar em risco a estabilidade democrática do país”.
O MPF destacou que, com as comunidades, os administradores desses grupos poderão enviar mensagens a até 2.560 pessoas de uma só vez, e não mais a 256, o número máximo de usuários que podem integrar um grupo do WhatsApp no Brasil atualmente. Para o Ministério Público, essa alteração pode implicar a relativização da estratégia de contenção da viralização de conteúdos hoje em vigor na plataforma.
“Tratando-se de uma funcionalidade nova, ainda não há conhecimento acumulado sobre como, uma vez implementada, suas funções e ferramentas serão exploradas por grupos voltados à produção e à disseminação de desinformação na internet”, opinou o MPF, acrescentando que “a postergação da implementação do Whatsapp Comunidades, no Brasil, para o início de 2023, revela-se uma medida socialmente importante e patentemente razoável”.
O WhatsApp tem 20 dias úteis para responder se acolhe ou não a recomendação do Ministério Público. Caso ela seja rejeitada, o MPF poderá ir à Justiça para fazer valer as providências recomendadas. O R7 procurou a empresa, mas não recebeu retorno até a publicação desta reportagem.
Mesmo pedido foi feito em abril
Em abril último, a Procuradoria da República em São Paulo já tinha acionado o WhatsApp para sugerir que as comunidades não entrassem em vigor neste ano. Na época, a empresa respondeu apenas que continuaria a desenvolver a função para ajudar as pessoas a se conectar de maneira privada e segura e que seguiria avaliando de maneira cuidadosa e criteriosa o melhor momento para o lançamento no Brasil.
O MPF questionou se o WhatsApp havia chegado a fazer algum estudo sobre o impacto da implementação da ferramenta nas políticas de enfrentamento da desinformação, mas a empresa disse que, “de acordo com a legislação brasileira, não há lei ou regulamento que obrigue o WhatsApp a realizar relatório ou estudo de impacto tal como indicado”.
Para o Ministério Público, as manifestações do WhatsApp não foram satisfatórias e não convenceram o órgão de que será seguro implementar as comunidades ainda em 2022. O MPF entende que, além de evitar práticas organizadas de desinformação após as eleições, o adiamento da função para o ano que vem não deve trazer prejuízos econômicos ao WhatsApp nem ao público que utiliza o aplicativo, visto que a ferramenta ainda não está operando no país.
Augusto Fernandes, do R7, em Brasília
H. Eduardo Pessoa é Jornalista e Desenvolvedor de diversos Portais de Notícias como este destinado à Empreendedores, Jornalistas e Pequenas e Médias Empresas. Experiência de mais de 12 mil notícias publicadas e nota máxima de satisfação no Google e Facebook com mais de 79 avaliações de clientes.
Cidade
Homem é preso após agredir a própria mãe em Paranaíba
Publicado
3 semanas atrásem
26/08/2024Por
LUIS VILELA
Na manhã desse sábado (24), policiais militares do 13º Batalhão realizaram a prisão de um homem de 18 anos que agrediu sua genitora. O homem foi encontrado com uma faca em mão logo após fugir do local das agressões. Vejam mais detalhes a seguir!
A central de atendimento da Polícia Militar recebeu denúncia de que um indivíduo estava agredindo a própria mãe em rua residência localizada na Avenida Coronel Augusto Correa da Costa. Os policiais militares foram até o local e encontraram a senhora de 43 anos que informou que seu filho é usuário de drogas, disse que ele a agrediu, derrubando-a no solo, momento em que sua filha interveio em luta corporal com o mesmo e conseguiu cessar as agressões. A senhora se encontrava com hematomas em seu braço esquerdo. Os policiais foram até a casa localizada na Rua Edson Ferreira Moraes, no Jardim América, onde o pai do autor o seguira. O indivíduo foi encontrado com uma faca em mão, mas jogou ao solo ao receber ordem da polícia militar para largasse a arma. Os policiais deram voz de prisão ao autor de 18 anos e encaminharam-no para a delegacia de polícia para as demais providências legais.
Deixe o Seu Comentário
Cidade
Bombeiros anunciam reforços para ajudar no combate a incêndios
Publicado
3 semanas atrásem
24/08/2024Por
LUIS VILELA
O Corpo de Bombeiros de Paranaíba informou que há equipes no combate as chamas em pelo menos 3 pontos na zona rural de Paranaíba na noite desta sexta-feira (23).
Conforme divulgado pelo capitão De Sá, Uma equipe de São Gabriel já está na região próximo a inocência.
Uma equipe de Santa rita está chegando e vai direto nos apoio nos focos ativos.
“A prefeitura nos emprestou uma caminhonete e materiais e vamos montar mais uma equipe” , informou o comandante.
“Um plano de chamada foi acionado e teremos 10 militares em 04 camionetes amanhã”, disse De Sá. O comandante informou também que foi montada uma força tarefa em parceria com a Arauco e Usina Cedro.
Deixe o Seu Comentário
Cidade
CAFÉ COM CANDIDATO: Prof ELENITA diz que saúde será a prioridade
Publicado
3 semanas atrásem
22/08/2024Por
LUIS VILELAConversamos com a candidata do PT a prefeitura de Paranaíba, professora ELENITA. A candidata falou sobre os tópicos principais para a cidade caso seja eleita.
Deixe o Seu Comentário
Requerimento de renovação de licença ambiental SEAL Serviços Telecom Comercio e Serviços de Telecomunicação LTDA
Conheça a candidata a prefeita de Paranaíba, Margila leal
Homem é preso após agredir a própria mãe em Paranaíba
Sábado terá dia “D” de vacinação contra Gripe e COVID
Advogado de paranaibense preso em Fernandópolis (SP) emite nota à imprensa
Descarga elétrica em celular na tomada tira vida de paranaibense em Água Clara (MS)
Representantes das Forças Armadas vão ao TSE inspecionar informações sobre urnas eletrônicas
Em dois meses, cerca de 170 focos de queimadas são notificados em Porto Velho; saiba como denunciar
Gagliasso estreia na Netflix 3 anos após sair da Globo; veja o teaser
Policial
Homem é preso após agredir a própria mãe em Paranaíba
Na manhã desse sábado (24), policiais militares do 13º Batalhão realizaram a prisão de um homem de 18 anos...
Homem é preso ao iniciar incêndio com cigarro em Paranaíba
Na tarde deste sábado (20), um homem foi preso por ter causado um incêndio no loteamento Campina Verde localizado em...
Demutran e Polícia Militar realizam Blitz Educativas
O Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), através da Coordenadoria Municipal de Educação no Trânsito, em parceria com a Polícia Militar,...
Operadoras pedem socorro a Riedel após perderem R$ 42 milhões com furtos de fios
POR CAMPO GRANDE NEWS Nos primeiros cinco meses de 2024, as principais operadoras de telecomunicações tiveram um prejuízo de R$...
Homem é preso enquanto traficava drogas no bairro De Lourdes em Paranaíba
Na tarde dessa segunda-feira (27), policiais militares da equipe de Força Tática do 13º Batalhão realizaram a prisão de um...
Suspeito de atirar em homem em rancho é preso em Paranaíba
Equipe de Força Tática da Polícia Militar de Paranaíba prende suspeito de ser o autor de homicídio ocorrido no último...
Homem de 24 anos é preso por estuprar a enteada de 8, em Paranaíba
Na manhã desta terça-feira, 16/04, por volta das 10h, uma mulher de 26 anos acionou a Polícia Militar dizendo que...
Homem é morto a tiros em Paranaíba após discussão em rancho
Um homem identificado como Leandro Francisco de Freitas, de 33 anos, foi assassinado a tiros na noite de ontem (14),...
Advogado de paranaibense preso em Fernandópolis (SP) emite nota à imprensa
O advogado doutor Waldir Chaves de Freitas Neto, representante do paranaibense Acadêmico de Medicina Veterinária da Universidade Brasil de Fernandópolis...
Universitário é preso por tráfico de drogas em Fernandópolis
PORTAL CIDADÃO NET (FERNANDÓPOLIS) Um jovem de 22 anos, da classe alta, estudante de medicina veterinária, foi preso por tráfico...
Mais Lidas
-
Cidade1 ano atrás
Sábado terá dia “D” de vacinação contra Gripe e COVID
-
Cidade6 meses atrás
Advogado de paranaibense preso em Fernandópolis (SP) emite nota à imprensa
-
Cidade6 meses atrás
Descarga elétrica em celular na tomada tira vida de paranaibense em Água Clara (MS)
-
Cidade6 meses atrás
Universitário é preso por tráfico de drogas em Fernandópolis
-
Cidade5 meses atrás
Homem é morto a tiros em Paranaíba após discussão em rancho
-
Cidade1 ano atrás
Mulher morre em acidente envolvendo dois carros e um caminhão na BR-158 em Paranaíba
-
Cidade1 ano atrás
Homem é preso em Paranaíba por descumprimento de medida protetiva de urgência
-
Cidade1 ano atrás
Acidente na BR 158: adolescente de 16 anos sobrevive a acidente que matou casal e criança
Deixe o Seu Comentário