Conecte-se Conosco

Agro

Marias do Agro consolidam presença na Expopar com maior leilão da feira em Paranaíba

LUIS VILELA

Publicado

em

O Grupo de Mulheres Pecuaristas, conhecido como Marias do Agro, promoveu com grande sucesso o quarto leilão de gado durante a ExpoPar, em Paranaíba na última terça-feira (27). O evento foi marcado por uma grande quantidade de animais comercializados, ultrapassando a marca de 1000 cabeças de gado.

As Marias do Agro têm se destacado no setor agropecuário como um grupo de mulheres empreendedoras e visionárias, que desempenham um papel importante no desenvolvimento do agronegócio. Com o objetivo de promover e incentivar a participação feminina na pecuária, o grupo tem conquistado espaço e reconhecimento.

“Graças a Deus o Leilão foi um sucesso, muito gado de qualidade e bastante negócio feito. Estou Satisfeita, missão cumprida”, avaliou a presidente do grupo, Maria Aparecida Brandão.

Publicidade

O leilão realizado durante a ExpoPar proporcionou uma oportunidade única para que as Marias do Agro mostrassem todo o seu potencial como pecuaristas. A comercialização de mais de 1000 cabeças de gado demonstra a qualidade do trabalho desenvolvido por essas mulheres, que se dedicam ao cuidado e ao melhoramento genético do rebanho que trouxeram gado até de cidades vizinhas como é o caso da pecuarista Georgia Garcia da Fazenda Garça Real do município de Inocência (MS).

O lote de Fêmeas da pecuarista foi um dos premiados da noite. “A gente trabalha o ano inteiro por isso. A gente vem aprimorando a genética e o trabalho com o gado para ter um bom resultado”, disse Geórgia.

“Nossa avaliação é de muito sucesso e muita gratidão em ver tantas produtoras participando nesse mercado da pecuária da região”, disse Marilu Menezes da fazenda Casa Verde

O evento foi uma excelente oportunidade para que os participantes pudessem adquirir animais de alta qualidade genética, que contribuirão para o desenvolvimento e o crescimento do setor agropecuário local além de fortalecer o networking entre os pecuaristas e demais profissionais do agronegócio presentes no evento. A troca de experiências e conhecimentos é fundamental para o aprimoramento das atividades agropecuárias e para a busca de soluções inovadoras no setor.

A ExpoPar, como palco desse leilão, se consolidou como um importante evento para a pecuária e o agronegócio em geral. A participação ativa das Marias do Agro ressalta a importância da inclusão e do protagonismo feminino no campo, mostrando que as mulheres têm muito a contribuir para o setor.

Publicidade

 

Deixe o Seu Comentário

Luís Vilela é jornalista formado pela UNIDERP Campo Grande (MS), atual em veículos de imprensa como Jornal O Estado de MS, rádio CBN Campo Grande, Jornal Tribuna Livre, Rádio Difusora e Rádio VALE FM. Vencedor de premios de Jornalismo FAMASUL e OCB/MS.

Agro

Sindicato Rural divulga vídeo e anuncia retorno da Expopar em 2026, mas sem revelar detalhes

LUIS VILELA

Publicado

em

O Sindicato Rural de Paranaíba surpreendeu o público ontem (6) ao divulgar um vídeo nas redes sociais anunciando o retorno da Expopar em 2026. Com forte apelo à tradição, o vídeo não traz nenhuma informação sobre atrações, formato da festa ou estrutura. A única mensagem clara é que “a tradição e a história devem ser mantidas e respeitadas” e que será de 25 de junho a 5 de julho.

A publicação reacendeu o entusiasmo dos paranaibenses pela tradicional Exposição Agropecuária, ausente do calendário oficial de eventos deste ano. No entanto, o anúncio deixou muitas perguntas no ar. O vídeo não menciona se a festa continuará terceirizada ao Grupo Bacana Eventos, responsável pelas últimas edições, nem se haverá exclusividade com a marca de cerveja Império, como ocorreu anteriormente. Também não foram divulgadas informações sobre a grade de shows ou sobre o rodeio, um dos pontos altos da exposição.

 O presidente Fábio Macedo encerra seu mandato no fim deste ano, e a eleição para a nova diretoria está prevista para acontecer ainda neste segundo semestre. A proximidade do fim da gestão alimenta especulações sobre quem será responsável pela realização da festa e qual será o modelo adotado.

Procurado pela reportagem do Paranaíba Notícia, o presidente Fábio Macedo não quis dar detalhes sobre o anúncio.

Publicidade

Deixe o Seu Comentário

Continue Lendo

Agro

Lote de fêmeas Nelore fruto de IATF é destaque no 6º Leilão Marias do Agro em Paranaíba

LUIS VILELA

Publicado

em

Um lote de fêmeas Nelore da Fazenda Pouso Belo foi um dos grandes destaques do 6º Leilão Marias do Agro, realizado nesta segunda-feira, 30 de junho, na Leilosin, em Paranaíba (MS). Os animais são fruto de IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo), sob a responsabilidade técnica do médico veterinário Vitor Ramos Queiroz.

Com excelente padrão genético e destaque em desempenho e uniformidade, o lote chamou a atenção de criadores e compradores, reforçando os resultados positivos que a IATF pode trazer à pecuária de corte.

Ao Paranaíba Notícia, o veterinário Vitor Ramos explicou que uma das grandes vantagens da IATF é a padronização dos lotes. “A IATF se destaca principalmente na homogeneidade dos lotes. Como os bezerros são filhos de um mesmo touro, isso garante uniformidade no desenvolvimento, além, é claro, do ganho em melhoramento genético”, afirmou.

O Leilão Marias do Agro reuniu cerca de mil animais e contou com julgamento técnico dos lotes. A presença de exemplares como os da Fazenda Pouso Belo evidencia o compromisso dos pecuaristas da região com a qualidade, a tecnologia e o avanço da produção pecuária.

Publicidade

Deixe o Seu Comentário

Continue Lendo

Agro

Iagro alerta produtores para onde de frio em MS

LUIS VILELA

Publicado

em

Uma onda de frio intenso atingirá  o Estado durante a semana. Os termômetros podem chegar a próximo de zero grau em algumas localidades, conforme análise dos técnicos do Cemtec/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), órgão vinculado à Semadesc. Diante disso, a Iagro (Agência Estadual de Vigilância Sanitária Animal e Vegetal), também vinculada à Semadesc, alerta para os riscos da hipotermia que tem matado milhares de cabeças de gado nos anos anteriores.

✅ A hipotermia é causada pela exposição prolongada a baixas temperaturas, especialmente em animais debilitados ou mal-nutridos, alerta a Iagro em Nota Técnica. A falta de suplementação alimentar adequada, a ausência de abrigos contra intempéries, além de aspectos relacionados à idade, raça e localização dos animais na propriedade são fatores que agravam a situação.

✅ No ano passado a hipotermia matou mais de 3 mil bovinos em 38 ocorrências registradas em 14 municípios. Em 2023 morreram pelo mesmo motivo 2.725 bovinos em fazendas de Mato Grosso do Sul. O risco, portanto, é real e alguns cuidados devem ser tomados para proteger o rebanho do frio. A colaboração dos produtores é essencial para manter a sanidade do rebanho, garantir a segurança sanitária e alimentar do Estado, bem como preservar a credibilidade do setor produtivo de Mato Grosso do Sul no mercado nacional e internacional.

✅ As medidas preventivas recomendas pela Iagro aos produtores para prevenir da hipotermia são: garantir suplementação alimentar suficiente, especialmente nos períodos secos e durante as frentes frias; providenciar abrigos ou áreas protegidas para minimizar os efeitos de condições climáticas extremas; manter o acompanhamento veterinário regular do rebanho; e seguir rigorosamente o calendário oficial de vacinação e manejo sanitário.

Publicidade

✅ Em caso de mortalidade anormal de bovinos, a notificação deve ser realizada pelos canais oficiais da Iagro.

Deixe o Seu Comentário

Continue Lendo
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Policial

Cidade2 dias atrás

Sargento da PM evita tragédia durante invasão a residência em Paranaíba

Paranaíba (MS) – A rápida ação do 3º Sargento da Polícia Militar, Marcos Aurélio Clink Vargas, mesmo estando de folga,...

Cidade5 dias atrás

Professor sofre surto psicótico em universidade de Paranaíba e mobiliza equipes de emergência

Na noite desta segunda-feira, um professor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) sofreu um surto psicótico nas...

Cidade3 semanas atrás

Policiais civis prendem, em flagrante, rapaz que agrediu enteada de 2 anos, em Paranaíba

Na manhã desta quarta-feira (18), a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Atendimento à Mulher de Paranaíba com apoio...

Cidade2 meses atrás

Homem é preso em flagrante após agredir mulher por horas

Na manhã desta segunda-feira  (26/05), a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por meio da Delegacia de Atendimento à...

Cidade2 meses atrás

Homem é preso por posse irregular de munições em Paranaíba

ASSECOM POLICIA CIVIL A Polícia Civil, por meio do Setor de Investigações Gerais (SIG) da Primeira Delegacia de Polícia de...

Cidade2 meses atrás

Polícia civil da apoio a Procon durante ação em barbearia

  A Polícia Civil do Mato Grosso do Sul, por meio da Delegacia de Paranaíba, prestou apoio a uma ação...

Cidade2 meses atrás

PARANAÍBA: Homem é condenado a 70 de prisão por crimes sexuais

Investigação da Delegacia da Mulher de Paranaíba resulta em condenação de 70 anos por crimes sexuais Uma investigação conduzida pela...

Cidade2 meses atrás

Homem é preso por descumprir medida protetiva e perseguir ex-companheira em Paranaíba

Homem é preso por descumprir medida protetiva e perseguir ex-companheira em Paranaíba Na manhã desta segunda-feira, 05 de maio de...

Cidade3 meses atrás

Investigação identifica autor de abigeato e recupera oito cabeças de gado em Paranaíba

A Primeira Delegacia de Paranaíba obteve um importante avanço no combate aos crimes patrimoniais no campo ao identificar o autor...

Cidade3 meses atrás

Condenado por estupro de vulnerável é preso em Paranaíba

  A Polícia Civil do Mato Grosso do Sul, por meio da Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM) de Paranaíba,...

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas