A quinta grande fábrica do setor florestal em Mato Grosso do Sul deve se instalar no ‘Vale da Celulose’ a partir de 2025, mas já impõe à região um ar de prosperidade e perspectiva de crescimento. Diante do atraente panorama, o governador Eduardo Riedel inicia nesta quarta-feira (26) visita às instalações da Arauco, no Chile – a empresa vai investir US$ 3 bilhões, cerca de R$ 14 bilhões na cotação atual, para ativar a planta sul-mato-grossense.
Prevista para ser erguida no município de Inocência, nas proximidades do rio Sucuriú, a indústria deve gerar 12 mil empregos durante o pico das obras, com previsão para entrar em operação no primeiro trimestre de 2028. Posteriormente, 1,8 mil postos de trabalho devem ser voltados para atuação na área florestal, enquanto outros 550 serão na operação da planta.
Com perspectiva de explorar 285 mil hectares de eucaliptos, a Arauco possui terras em Inocência e em municípios lindeiros, o que vai de pronto suprir a demanda da unidade. Essa é a primeira planta de celulose da empresa no Brasil, já havendo cinco delas no Chile.
Outro dado referente ao novo empreendimento é a sua capacidade de produção anual: 2,5 milhões de toneladas de celulose branqueada. Haverá ali baixo consumo de água, baixas emissões, baixo ruído e mínima geração de resíduos.
Publicidade
Em janeiro deste ano, o diretor de Desenvolvimento e Novos Negócios da Arauco, Mário José de Souza Neto, visitou Mato Grosso do Sul e o governador Eduardo Riedel. O encontro aconteceu na governadoria e foi acompanhado pelos secretários estaduais Jaime Verruck (Meio Ambiente e Desenvolvimento) e Eduardo Rocha (Casa Civil), além do prefeito de Inocência, Toninho da Cofap, técnicos do projeto e demais lideranças locais.
“Discutimos as contrapartidas do Estado, estradas, pavimentação, linha férrea, fibra ótica, que tem que chegar à empresa, todas as ações que o Estado tem que fazer para viabilizar esse, que é um dos maiores investimentos privados do Brasil, e que começa a partir de já, esse ano, a área florestal, que é a base de produção para empresa de celulose. Então, a gente entrega no dia a dia as ações do Governo para viabilizar essa unidade”, disse à época o governador.
Já Souza Neto demonstrou confiança no projeto e na cooperação do Governo de Mato Grosso do Sul para que todo o planejamento seja executado sem sobressaltos. “Temos certeza de que esse projeto vai trazer desenvolvimento econômico, social, e uma pegada altamente sustentável na forma de gerir e executar os projetos aqui no Estado, fazendo com que Mato Grosso do Sul se consolide realmente como o Vale da Celulose”, declarou o gestor.
Luís Vilela é jornalista formado pela UNIDERP Campo Grande (MS), atual em veículos de imprensa como Jornal O Estado de MS, rádio CBN Campo Grande, Jornal Tribuna Livre, Rádio Difusora e Rádio VALE FM. Vencedor de premios de Jornalismo FAMASUL e OCB/MS.
Na ultima quarta-feira, 4 de junho, foi realizado um café da manhã e almoço no parque aquático com os grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) dos CRAS Maria Félix da Silva e Aristides Ferreira Araújo.
A atividade teve como objetivo proporcionar momentos de lazer, harmonia e fortalecimento de vínculos entre as mulheres e idosas assistidas, junto à equipe técnica.
Durante o passeio, as participantes puderam pescar, dançar e aproveitar o ambiente com alegria. O dia foi marcado por sorrisos, descontração e a valorização do convívio social.
A Prefeitura de Paranaíba realizou nesta semana serviços de limpeza e manutenção nas dependências do Paranaíba Tênis Clube. A ação teve como objetivo garantir mais conforto, segurança e qualidade aos frequentadores do espaço.
As equipes realizaram roçagem, poda e varrição, contribuindo para a preservação do ambiente e melhor aproveitamento por parte da população. O local abriga uma escolinha de futebol, que atende crianças e adolescentes da cidade, promovendo esporte, cidadania e inclusão social.
Sindicato Rural de Paranaíba entregou ofício solicitando a implantação de um porto à representante do Ministério dos Transportes, durante importante evento realizado em Campo Grande.
No último dia 03 de junho, foi realizado em Campo Grande, na Famasul, o 9° Encontro Regional do Plano Nacional de Logística 2050, com a participação social para a construção do diagnóstico da situação atual do sistema de transportes, identificando as principais deficiências, as oportunidades de melhorias e com possibilidade de propor soluções para o desenvolvimento da infraestrutura logística do Brasil.
Na ocasião, o Sindicato Rural de Paranaíba entregou à representante do Ministério dos Transportes presente no evento, a Sra. Larissa Spinola, um ofício solicitando a implantação de um porto fluvial no município de Paranaíba, as margens do Rio Paranaíba, na região do Porto Alencastro.
Vale ressaltar que o mesmo pedido já foi feito ao Secretário Jaime Verruck, também por ofício, em julho de 2024.
Publicidade
O Sindicato Rural de Paranaíba segue firme no seu papel de entidade representativa de classe, visando defender os interesses dos produtores rurais e colaborar com o desenvolvimento de Paranaíba e região.
Deixe o Seu Comentário