Conecte-se Conosco

Cidade

Estado amplia vacinação contra dengue para faixas entre 10 e 14 anos em MS

LUIS VILELA

Publicado

em

O Governo do Estado, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), publicou em Diário Oficial do Estado a Resolução n. 179/SES/MS que amplia a oferta de vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes. A faixa etária entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade, concentra o maior número de hospitalização por dengue, dentro do quadro de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos. Inicialmente, o público-alvo eram crianças de 10 a 11 anos de idade.

A resolução mantém a recomendação conforme orienta o Informe Técnico Operacional da Estratégia de Vacinação contra a dengue para o ano de 2024.

“Tivemos uma reunião junto ao PNI (Programa Nacional de Imunizações) e ele autorizou os estados que se sentirem confortáveis a fazer essa ampliação, podem fazer. Considerando que aqui no estado os 79 municípios receberam vacina, temos a totalidade. Um longo trabalho a ser feito, então pensando que precisamos ofertar o mais rápido possível, trazemos a ampliação não mais de 10 e 11 anos, mas de 10 a 14 anos”, explica a coordenadora de Imunização da SES, Ana Paula Goldfinger.

A vacinação contra a dengue tem como objetivo a redução das hospitalizações e óbitos decorrentes das infecções pelo vírus da dengue na população-alvo para a vacinação. É fundamental o alcance de elevadas e homogêneas coberturas vacinais. A vacinação é considerada uma das principais e mais relevantes intervenções em saúde pública para a promoção da saúde, controle e eliminação de doenças imunopreveníveis.

O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre as doses. A recomendação é que a vacinação seja iniciada pela administração de D1. As demais doses para D2 serão enviadas posteriormente considerando o intervalo recomendado de 3 meses entre as doses.

Publicidade

Atendimento por macrorregião

Ao todo, Mato Grosso do Sul já recebeu do Ministério da Saúde 73.354 doses do imunizante contra a dengue, distribuídas nas quatro macrorregiões de saúde:

  • Macrorregião de Dourados, com exceção do município de Dourados que já foi contemplado com outra estratégia.
    Receberam os seguintes quantitativo de imunizantes: Caarapó (936 doses), Deodápolis (369), Douradina (172), Fátima do Sul (495), Glória de Dourados (259), Itaporã (793), Jateí (108), Laguna Carapã (231), Rio Brilhante (1.198), Vicentina (153), Eldorado (324), Iguatemi (410), Itaquiraí (575), Japorã (396), Juti (246), Mundo Novo (546), Naviraí (1.466), Anaurilândia (197), Angélica (298), Batayporã (273), Ivinhema (730), Nova Andradina (1.355), Novo Horizonte do Sul (129), Taquarussu (102), Amambai (1.355), Antônio João (313), Aral Moreira (395), Coronel Sapucaia (523), Paranhos (602), Ponta Porã (2.859), Sete Quedas (320) e Tacuru (379).
  • Macrorregião de Três Lagoas: Aparecida do Taboado (707), Cassilândia (497), Inocência (209), Paranaíba (1.025), Água Clara (572), Bataguassu (675), Brasilândia (306), Santa Rita do Pardo (206), Selvíria (225) e Três Lagoas (3.896).
  • Macrorregião de Campo Grande: Campo Grande (24.639 doses), Costa Rica (771), São Gabriel do Oeste (834), Maracaju (1.223), Jardim (731), Coxim (929), Guia Lopes da Laguna (297), Sidrolândia (1.435), Pedro Gomes (182), Chapadão do Sul (945), Rochedo (156), Anastácio (739), Camapuã (338), Bonito (715), Figueirão (108), Nova Alvorada do Sul (764), Aquidauana (1.460), Jaraguari (209), Miranda (883), Dois Irmãos do Buriti (338), Sonora (434), Ribas do Rio Pardo (746) Alcinópolis (115), Caracol (149), Corguinho (161), Bela Vista (683), Rio Verde de Mato Grosso (549), Paraíso das Águas (184), Terenos (506), Rio Negro (129), Nioaque (390), Porto Murtinho (463), Bodoquena (269) e Bandeirantes (221).
  • Macrorregião de Corumbá: Corumbá (3.060) e Ladário (724).

Dengue

A dengue é uma doença infecciosa febril aguda, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que pode progredir para quadros graves e não existe, até o momento, um medicamento específico para tratamento. Dessa forma, o desenvolvimento de uma vacina segura e eficaz contra os quatro sorotipos virais da dengue – DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4 – é um avanço no campo da imunização e torna-se mais um passo necessário para ampliar as medidas integradas e efetivas para a prevenção e controle da doença.

E a medida mais eficaz de todas no combate à dengue é evitar o acúmulo de lixo e não deixar a água parada. Faça a sua parte, confira as dicas:

  • Evite água parada, em qualquer época do ano;
  • Mantenha bem tampado tonéis, barris de água e caixas d’agua;
  • Guarde pneus em locais cobertos;
  • Remova galhos e folhas de calhas;
  • Não deixar água acumulada sobre a laje;
  • Encha pratinhos de vasos com areia até a borda ou lave-os uma vez por semana e faça sempre a manutenção de piscinas;
  • Feche bem os sacos de lixo e não deixe ao alcance de crianças e animais.

Além disso, é importante trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana; colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas; manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo; tampar ralos; catar sacos plásticos e lixo do quintal, entre outras medidas que impeçam o acúmulo de água e de sujeiras.

Kamilla Ratier, Comunicação SES
Foto destaque: Álvaro Rezende

Publicidade

Deixe o Seu Comentário

Luís Vilela é jornalista formado pela UNIDERP Campo Grande (MS), atual em veículos de imprensa como Jornal O Estado de MS, rádio CBN Campo Grande, Jornal Tribuna Livre, Rádio Difusora e Rádio VALE FM. Vencedor de premios de Jornalismo FAMASUL e OCB/MS.

Cidade

Escola de inglês abre matrículas para segundo semestre de 2024 para todas as idades

LUIS VILELA

Publicado

em

Em um mundo em que o inglês é essencial para fazer diferença no mercado de trabalho, o CNA Paranaíba oferece descontos no curso de inglês para crianças a partir de 5 anos e adultos. São mais de 50 anos sendo referência no ensino de inglês e espanhol com aproximadamente 700 unidades em todo o país. Em Paranaíba a escola atua há 3 anos levando métodos inovadores na

O CNA Inglês Definitivo é uma das redes mais premiadas do país oferecendo renomadas Certificações Internacionais, como Cambridge e SIELE, que atestam o conhecimento dos alunos e parcerias de peso como a Disney (nos livros infantis) e o British Council (na aplicação do Exame IELTS).

Aprendendo de um jeito diferente

Seguindo a filosofia de que “todo mundo pode aprender um novo idioma e construir uma história de sucesso”, o CNA acumula milhares de alunos em todo o país. A experiência em ser aluno no CNA começa desde as instalações modernas, professores altamente treinados até o método de ensino exclusivo.

Publicidade

Crianças, adolescentes e adultos 

O método de ensino oferecido atende a todas as idades. Com aulas presenciais, online e híbridas, o aluno terá à sua disposição uma série de ferramentas como aplicativo, podcast, games, além do Portal do Aluno, onde o estudante encontra atividades extras e outros recursos.

Quero fazer

Se interessou? Então visite e conheça o espaço do CNA em Paranaíba na rua Tiradentes 1064, em frente ao educandário Santa Clara e garanta descontos exclusivos. Fone Whatsapp (67) 98190-7875

Publicidade

Deixe o Seu Comentário

Continue Lendo

Cidade

Audiência Pública sobre a implementação do Campus do IFMS em Paranaíba

LUIS VILELA

Publicado

em

A Prefeitura de Paranaíba, juntamente com o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), convida toda a comunidade para uma Audiência Pública, com o objetivo de discutir a implementação do Campus de Paranaíba e as propostas de cursos alinhados aos eixos estratégicos identificados pelo IFMS.

A Audiência acontecerá dia 11 de junho, às 19h, no Auditório da ACIP, localizada na Rua Barão do Rio Branco, nº 1477.

Na oportunidade o Instituto será apresentado e serão definidos os cursos de interesse da comunidade, alinhados aos eixos estratégicos do IFMS. A participação da comunidade é fundamental para assegurar que o novo campus atenda às expectativas e necessidades locais, promovendo o desenvolvimento educacional e econômico da região.

Sua presença e contribuição são essenciais para o sucesso deste projeto!

Publicidade

DECOM

Heloiza Colodetti

Deixe o Seu Comentário

Continue Lendo

Cidade

Combate ao mosquito Aedes aegypti no Alto Tamandaré

LUIS VILELA

Publicado

em

Na última quarta-feira, 29, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da equipe de Controle de Vetores, realizou o último dia de ação prática na Escola Municipal Dona Maria Paula de Oliveira Polo, no distrito Alto Tamandaré. A ação faz parte de uma parceria com as Secretarias de Educação e Meio Ambiente, com o objetivo de sensibilizar as comunidades dos distritos a eliminar o mosquito Aedes aegypti.

Os alunos das turmas do Jardim ao 9º ano, participaram assistindo uma palestra orientativa sobre o descarte correto dos resíduos nas caçambas, ministrada pela equipe da Secretaria do Meio Ambiente e também participaram ativamente das visitas domiciliares com a equipe do Controle de Vetores.

Além disso, a equipe da Saúde orientou as turmas do 4º ao 9º ano sobre a maneira correta em realizar a eliminação dos possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. Ao final da ação, como forma preventiva, foi realizado o bloqueio químico em todo o distrito pelos agentes de combate as Endemias.

Publicidade

Deixe o Seu Comentário

Continue Lendo
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Policial

Cidade2 semanas atrás

Demutran e Polícia Militar realizam Blitz Educativas

O Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), através da Coordenadoria Municipal de Educação no Trânsito, em parceria com a Polícia Militar,...

Cidade2 semanas atrás

Operadoras pedem socorro a Riedel após perderem R$ 42 milhões com furtos de fios

POR CAMPO GRANDE NEWS Nos primeiros cinco meses de 2024, as principais operadoras de telecomunicações tiveram um prejuízo de R$...

Cidade2 semanas atrás

Homem é preso enquanto traficava drogas no bairro De Lourdes em Paranaíba

Na tarde dessa segunda-feira (27), policiais militares da equipe de Força Tática do 13º Batalhão realizaram a prisão de um...

Cidade2 meses atrás

Suspeito de atirar em homem em rancho é preso em Paranaíba

Equipe de Força Tática da Polícia Militar de Paranaíba prende suspeito de ser o autor de homicídio ocorrido no último...

Cidade2 meses atrás

Homem de 24 anos é preso por estuprar a enteada de 8, em Paranaíba

Na manhã desta terça-feira, 16/04, por volta das 10h, uma mulher de 26 anos acionou a Polícia Militar dizendo que...

Cidade2 meses atrás

Homem é morto a tiros em Paranaíba após discussão em rancho

Um homem identificado como Leandro Francisco de Freitas, de 33 anos, foi assassinado a tiros na noite de ontem  (14),...

Cidade3 meses atrás

Advogado de paranaibense preso em Fernandópolis (SP) emite nota à imprensa

O advogado doutor Waldir Chaves de Freitas Neto, representante do paranaibense Acadêmico de Medicina Veterinária da Universidade Brasil de Fernandópolis...

Cidade3 meses atrás

Universitário é preso por tráfico de drogas em Fernandópolis

PORTAL CIDADÃO NET (FERNANDÓPOLIS) Um jovem de 22 anos, da classe alta, estudante de medicina veterinária, foi preso por tráfico...

Cidade3 meses atrás

Vizinhos se agridem com facadas e enxadada no centro de Paranaíba

Na tarde de ontem (21), dois vizinhos, sendo um homem e uma mulher, se desentenderam na rua Gerônimo Batista Grande,...

Cidade3 meses atrás

Descarga elétrica em celular na tomada tira vida de paranaibense em Água Clara (MS)

Leonardo Moreira de Paula ,33, morreu na tarde desta quinta-feira (21) em um distrito de Água Clara (MS) após uma...

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas