Conecte-se Conosco

Artes e Lazer

Concurso elege Rainha, Madrinha e Princesa da Expopar 2023

LUIS VILELA

Publicado

em

Na noite do último sábado (10) foi realizado na Estância Mariah em PAranaíba (MS) mais uma edição do concurso Rainha da Expopar que elegeu as jovens Mariana Machado como rainha, Limia Alves como princesa e Joice Oliveira como madrinha.

Foram 16 finalistas que se apresentaram no evento que tinha no corpo de jurados  nomes como o locutor de rodeios Marcio Aleandre, a influencer Glaucia Moreira, secretária de cultura Débora Queiroz e Dorotéia Hits.

Para a princesa Limia Alves o título é a realização de um sonho. “Um sonho que aguardo realizar há muito tempo! Conquistar esse título é uma honra, ser uma das mulheres escolhidas para representar Paranaíba neste grande evento que é a Expopar é uma vivência única”, disse.

A rainha Mariana Machado disse que o desde pequena é uma das tradições que é apaixonada. “Nasci e fui criada em sítios, fazendas, já pratiquei Três Tambores, então sempre tive envolvimento no meio…e para todas as meninas que também são do meio country tem o sonho de vestir as roupas de rainha do rodeio e entrar na arena carregando o título e para mim não foi diferente, me dediquei, me esforcei o máximo que pude, pois minha intenção sempre foi entrar no concurso para ganhar! Quando recebi o prêmio não acreditei e acabei não tendo reação, até então estou sendo julgada por isso, mas não tive reação pois tudo aquilo ali estava sendo um sonho para mim, a minha ficha demorou cair, mas estou muito realizada e feliz, comentários maldosos sempre tem, mas meu Deus é maior e me abençoa, estou ansiosa para a cavalgada e o início da nossa festa, a Expopar, pois tenho certeza que vai ser uma realização enorme quanto para mim, quanto para as outras meninas que subiram no pódio junto comigo”, falou Mariana.

Publicidade

 

Banca dos jurados do concurso (Foto Interativo MS)

Deixe o Seu Comentário

Luís Vilela é jornalista formado pela UNIDERP Campo Grande (MS), atual em veículos de imprensa como Jornal O Estado de MS, rádio CBN Campo Grande, Jornal Tribuna Livre, Rádio Difusora e Rádio VALE FM. Vencedor de premios de Jornalismo FAMASUL e OCB/MS.

Artes e Lazer

Papa Francisco aparece no Domingo de Páscoa e dá a bênção aos fiéis

LUIS VILELA

Publicado

em

O papa Francisco apareceu hoje, no Domingo de Páscoa, para abençoar milhares de pessoas na Praça de São Pedro, no Vaticano. Ele ainda se recupera após um quadro respiratório grave, que o deixou 37 dias no hospital, entre fevereiro e março deste ano.

O que aconteceu
A missa foi presidida pelo cardeal italiano Angelo Comastri, a pedido do papa. A homilia, no entanto, foi preparada pelo pontífice, segundo o Vaticano.

O papa, 88 anos, apareceu na varanda sobre a entrada da basílica após o fim da celebração da missa, por volta de 12h (no horário local, 7h em Brasília). Milhares de pessoas acompanhavam e aplaudiram quando Francisco apareceu, ainda se movimentando em uma cadeira de roda.

“Irmãos e irmãs, Feliz Páscoa!”, disse o papa Francisco. Ele acenou da varanda, e um assessor leu o a mensagem “urbi et orbi” (para a cidade de Roma e para o mundo) por ele.

Publicidade

O pontífice fez votos de paz e pediu o desarmamento. “Não é possível haver paz sem um verdadeiro desarmamento! A necessidade que cada povo sente de garantir a sua própria defesa não pode transformar-se numa corrida generalizada ao armamento”, diz a mensagem escrita por Francisco e lida pelo monsenhor Diego Ravelli, mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias.

Que o princípio da humanidade nunca deixe de ser o eixo do nosso agir quotidiano. Perante a crueldade dos conflitos que atingem civis indefesos, ataca.

Deixe o Seu Comentário

Continue Lendo

Artes e Lazer

19 de Abril – Dia dos Povos Indígenas

LUIS VILELA

Publicado

em

“Os povos indígenas são parceiros inestimáveis no fornecimento de soluções para as mudanças climáticas e na criação de um mundo sem fome. Nunca alcançaremos soluções a longo prazo para as mudanças climáticas e para a segurança alimentar e nutricional sem buscar ajuda e proteger os direitos dos povos indígenas.” (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação – FAO)

Em 19 de abril, comemoramos o Dia dos Povos Indígenas, data estabelecida para celebrar a diversidade de culturas dos povos indígenas brasileiros; implementar políticas públicas que garantam os direitos dos povos originários; combater preconceitos contra esses povos; promover reflexões sobre a importância desses povos, destacando sua relevância para a proteção e preservação ambiental.

A data foi criada no ano de 1943, por influência de Marechal Rondon, importante indigenista brasileiro e, também, devido ao Congresso Indigenista Interamericano, realizado, no México, em 1940, com o objetivo de estudar a situação dos povos indígenas no continente americano e criar diretrizes e ações que os governos poderiam adotar para garantir os direitos dos povos indígenas e a preservação de suas culturas e tradições.

De acordo com o Censo 2022 sobre os povos indígenas, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com o apoio da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), a população indígena do país chegou a 1.693.535 pessoas, o que representa 0,83% do total de habitantes. Grande parte dos indígenas do país (44,48%) está concentrada no Norte: são 753.357 indígenas vivendo na região. Em seguida, com o segundo maior número, está o Nordeste, com 528,8 mil, concentrando 31,22% do total do país. As demais regiões têm a seguinte distribuição: Centro-Oeste 11,80% ou 199.912 pessoas indígenas, Sudeste 7,28% ou 123.369 e Sul 5,20% ou 88.097 indígenas.

Publicidade

O Brasil possui um grande número de povos indígenas, mais de 266, de acordo com o Censo Demográfico, de 2022, realizado pelo IBGE, e muitas deles vivem em áreas de grande importância ecológica, como a floresta amazônica. Esses povos possuem um grande e valiosíssimo conhecimento sobre os ecossistemas onde vivem, tendo desenvolvido uma profunda conexão com a terra, as plantas e os animais, ao longo de milhares de anos, vivendo em harmonia com o meio ambiente. Por isso, os povos indígenas sabem como proteger esses ambientes e administrar os recursos naturais de forma sustentável, e esse rico conhecimento tem sido transmitido de geração em geração. Os povos indígenas sabem o quanto é importante preservar os recursos naturais, para a sobrevivência de suas comunidades e, por isso, possuem uma relação de respeito e cuidado com a natureza.

Entretanto, os povos indígenas estão entre os mais vulneráveis e marginalizados da sociedade brasileira, pois sofrem constantemente ameaças às suas vidas, às suas culturas, tradições, línguas, crenças, religiões e formas de organização social, devido à invasão de seus territórios por madeireiros, garimpeiros, grileiros e grandes projetos de infraestrutura, que provocam deslocamentos forçados de suas terras; devido à degradação e poluição de suas terras por causa de desmatamentos, queimadas, contaminação de seus ecossistemas por agrotóxicos e resíduos de mineração; devido ao preconceito, discriminação, exclusão, devido à negação de suas identidades e autodeterminação e à violação de seus direitos humanos; e atualmente devido às graves consequências das mudanças climáticas, da perda de biodiversidade, da degradação ambiental e da pobreza.

É extremamente importante e necessário que os povos indígenas sejam respeitados, que seus direitos sejam reconhecidos e garantidos, e que sejam desenvolvidas e implementadas políticas públicas de valorização de suas culturas e que garantam a participação plena e efetiva desses povos nas decisões que afetam suas vidas e seus territórios, pois os povos indígenas são uma grande referência como guardiões das florestas e são os nossos parceiros essenciais na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva e de um futuro equilibrado, saudável e sustentável para todas as gerações.

Deixe o Seu Comentário

Continue Lendo

Artes e Lazer

Decisão judicial pode cancelar festa do aniversário da cidade

LUIS VILELA

Publicado

em

 

O vereador Fabiano Agi (PL) de Paranaíba divulgou em suas redes sociais um despacho judicial datado de 27 de novembro de 2023, referente a uma audiência de conciliação entre o município de Paranaíba e o Ministério Público.

Nessa audiência, ficou decidido que, em caso de descumprimento dos prazos estabelecidos para a conclusão de uma unidade de tratamento de resíduos sólidos no aterro sanitário, as verbas destinadas à publicidade e à realização de eventos pelo município seriam bloqueadas.

Paralelamente, a Prefeitura de Paranaíba anunciou uma programação de shows nacionais para as comemorações do aniversário da cidade, que ocorrerão em julho de 2025. As festividades estão previstas para acontecer na Praça do Carnaíba entre os dias 2 e 5 de julho, com as seguintes atrações:

Publicidade
  • 02 de julho: Raimundos
  • 03 de julho: Ana Castela
  • 04 de julho: Zé Neto e Cristiano
  • 05 de julho: Guilherme e Santiago

 

A contratação desses artistas já foi oficializada. A cantora Ana Castela, por exemplo, foi contratada por R$ 800 mil para se apresentar no dia 3 de julho, conforme publicação no Diário Oficial da Assomasul em 4 de fevereiro de 2025. Já a dupla Zé Neto e Cristiano foi contratada por R$ 850 mil para o show no dia 4 de julho, com publicação no Diário Oficial da Assomasul em 27 de janeiro de 2025.

Apesar da decisão judicial que prevê o bloqueio de verbas em caso de descumprimento do prazo para a conclusão da unidade de tratamento de resíduos sólidos, a Prefeitura de Paranaíba ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Deixe o Seu Comentário

Continue Lendo
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Policial

Cidade4 dias atrás

Investigação identifica autor de abigeato e recupera oito cabeças de gado em Paranaíba

A Primeira Delegacia de Paranaíba obteve um importante avanço no combate aos crimes patrimoniais no campo ao identificar o autor...

Cidade2 semanas atrás

Condenado por estupro de vulnerável é preso em Paranaíba

  A Polícia Civil do Mato Grosso do Sul, por meio da Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM) de Paranaíba,...

Cidade3 semanas atrás

Dupla investigada por tentativa de homicídio em fevereiro é presa em Paranaíba

O Setor de Investigações Gerais (SIG) da Primeira Delegacia de Polícia de Paranaíba prendeu, nesta quinta-feira (04), dois homens investigados...

Cidade3 semanas atrás

Homem é preso por abusar de criança de 5 anos em paranaíba

A Polícia Civil do Mato Grosso do Sul, por meio da Delegacia de Atendimento à Mulher de Paranaíba/MS (DAM), efetuou...

Cidade4 semanas atrás

Polícia Civil cumpre dois mandados de prisão em Paranaíba

A Delegacia de Polícia de Paranaíba e do Setor de Investigações Gerais (SIG) realizou, nesta quarta-feira (2), o cumprimento de...

Cidade4 semanas atrás

Homem é preso em MG após perseguição e crimes contra advogada de Paranaíba

A Polícia Civil, por meio do Setor de Investigações Gerais (SIG) da Delegacia de Polícia de Paranaíba, obteve o cumprimento...

Destaques4 semanas atrás

Viatura da PM colide com moto durante abordagem em São Sebastião do Pontal (MG); adolescente fica ferido

Na manhã deste sábado (29), um incidente envolvendo a Polícia Militar de Minas Gerais chamou a atenção em São Sebastião...

Artes e Lazer1 mês atrás

Polícia fecha prostíbulo em Aparecida do Taboado e prende três por tráfico de drogas e posse de armas

Na última sexta-feira (21/06), a Polícia Civil, por meio do Setor de Investigações Gerais (SIG), cumpriu um mandado de prisão...

Cidade1 mês atrás

Demutran realiza Projeto “Trânsito Seguro é Trânsito Consciente”

A Prefeitura Municipal de Paranaíba, por meio do Departamento Municipal de Trânsito, está desenvolvendo o projeto “Trânsito Seguro é Trânsito...

Cidade1 mês atrás

Rede Central repudia ato de vandalismo de ex-funcionário contra supermercado Abeve

A Rede Central de Supermercados, de Paranaíba, emitiu uma nota oficial nesta quinta-feira (21) repudiando o ato de vandalismo cometido...

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas