Conecte-se Conosco

Destaques

Volta às aulas: Porto Velho não vai exigir vacina contra Covid em alunos, mas pais só entram vacinados em escolas

Avatar

Publicado

em

Aulas presenciais devem retomar em 9 de fevereiro, uma quarta-feira. Município tem decreto proibindo que adultos não vacinados acessem prédios públicos. Faltando 13 dias para o retorno das aulas presenciais em Porto Velho, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) informou nesta quinta-feira (27) que não vai exigir passaporte de vacinação para crianças matriculadas no ano letivo de 2022 na rede municipal. Além disso, o município manteve a volta das aulas para 9 de fevereiro, uma quarta-feira. A retomada das atividades educacionais será para alunos da educação infantil, do ensino fundamental e também da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que estudam nas escolas da zona urbana e rural.

Vacinação contra Covid-19 em criança de Porto Velho — Foto: Wesley Pontes/Prefeitura de Porto Velho

Ainda segundo a Semed, diferentemente das crianças (que não será exigida vacinação), os pais de estudantes serão obrigados a apresentar passaporte de vacina contra a Covid. “Para os pais, será exigido por conta do decreto do executivo, que impede o acesso aos departamentos e prédios públicos quem ainda não foi vacinado contra a Covid”, afirma a Semed.
O município diz que as aulas da rede municipal devem acontecer de forma presencial em todas as unidades e apenas alunos com comprovação documental poderão permanecer no ensino remoto.

Vacinação de crianças

Médicos e educadores debatem a exigência do passaporte de vacina na volta às aulas presenciais. A retomada das aulas presenciais vai acontecer num momento em que a vacinação de crianças e adolescentes ainda não avançou no país. Em Porto Velho, dez dias após início da vacinação contra a Covid, cerca de 3% do público apto recebeu o imunizante. A prefeitura informou ao g1 que a capital tem, em média, 50 mil crianças de 5 a 11 que podem ser vacinadas, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Somente na faixa etária de 11 anos, são mais de 8 mil crianças. Entre os dias 17 e 24 de janeiro, 1,4 mil doses da vacina Pfizer pediátrica foram aplicadas em Porto Velho. Atualmente a vacina está sendo aplicada em crianças a partir de 8 anos. O imunizante está disponível das 8h às 17h em unidades de saúde e no Porto Velho Shopping, das 14h às 19h.

Por g1 RO

Publicidade

Deixe o Seu Comentário

H. Eduardo Pessoa é Jornalista e Desenvolvedor de diversos Portais de Notícias como este destinado à Empreendedores, Jornalistas e Pequenas e Médias Empresas. Experiência de mais de 12 mil notícias publicadas e nota máxima de satisfação no Google e Facebook com mais de 79 avaliações de clientes.

Cidade

Pastor é preso em Paranaíba por importunação sexual contra 4 mulheres

LUIS VILELA

Publicado

em

A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Delegacia de Atendimento à Mulher – DAM de Três Lagoas e a Seção de Investigação Geral – SIG da Delegacia de Paranaíba, deu cumprimento, nesta quarta-feira (19), ao mandado de prisão preventiva expedido pelo Poder Judiciário em desfavor de um homem de 45 anos investigado pela prática, em tese, do crime de importunação sexual contra quatro vítimas, entre elas uma adolescente de 17 anos.

Conforme apurado pela equipe da DAM de Três Lagoas, os fatos teriam acontecido na noite de 12 de setembro, quando um grupo de jovens de outro município viajou em uma van fretada por uma instituição religiosa para participar de um show gospel. As vítimas estavam acompanhadas pelo pastor e demais membros da igreja.

De acordo com o Boletim de Ocorrência, ao chegarem ao evento — que estava com grande aglomeração de pessoas — três das jovens se posicionaram próximas ao palco. Poucos minutos depois, o investigado, pessoa considerada de confiança por elas, teria se afastado dos demais membros e se aproximado das vítimas. Nesse momento, ele teria encostado sua região pubiana nas nádegas da primeira vítima, que, em choque, duvidou que o fato estivesse realmente acontecendo, justamente pela relação de confiança e respeito que existia. Em seguida, o mesmo comportamento teria sido repetido contra outras duas vítimas.

O local era escuro e, devido à grande concentração de pessoas, o contato sexual não consentido não foi percebido pelos demais presentes. Após se afastarem da multidão, uma das jovens começou a chorar compulsivamente, o que levou as demais a conversarem com ela. Nesse momento, todas revelaram que haviam sido vítimas da mesma conduta praticada pelo investigado.

Publicidade

Durante os primeiros passos da investigação, uma outra mulher de 25 anos compareceu espontaneamente à Polícia Civil, relatando ter sido vítima do indivíduo no mesmo evento religioso. Ela também afirmou que, diante da confiança que tinha nele, inicialmente duvidou da própria percepção sobre o ocorrido.

No curso do trabalho investigativo, chegou ao conhecimento da unidade policial que há vários anos ele, em tese, teria praticado atos libidinosos diversos da conjunção carnal contra outra adolescente no município de Jales/SP. Embora tais fatos não tenham sido formalmente registrados na época, teriam motivado sua mudança daquela localidade. A mulher foi ouvida como testemunha e confirmou os abusos, os quais chamaram atenção da equipe pela semelhança da prática delitiva com a investigação em curso.

Diante da gravidade concreta das condutas, da pluralidade de vítimas identificadas e da necessidade de preservar a ordem pública, o Delegado responsável pela DAM de Três Lagoas representou pela prisão preventiva, que foi deferida pelo Poder Judiciário. O mandado foi cumprido na cidade de Paranaíba/MS com apoio do SIG da Delegacia de Paranaíba e o investigado encontra-se à disposição da Justiça.

Publicidade

Deixe o Seu Comentário

Continue Lendo

Cidade

PARANAÍBA: Homem é preso por descumprimento de medida protetiva

LUIS VILELA

Publicado

em

🚨 POLÍCIA MILITAR PRENDE HOMEM POR DESCUMPRIMENTO DE MEDIDA PROTETIVA E AMEAÇA EM PARANAÍBA 🚨
Na noite desta terça-feira (18/11), por volta das 20h28min, policiais militares do 13° Batalhão de Polícia Militar prenderam um homem após ele descumprir uma Medida Protetiva de Urgência e ameaçar de morte a própria mãe, no bairro Jardim Redentora.
A equipe da Rádio Patrulha 1 foi acionada via 190 após denúncia de que o indivíduo, que possuía ordem judicial vigente, estava na residência da vítima proferindo ameaças e causando intimidação.
Ao chegarem ao local indicado, os policiais encontraram o autor em frente ao portão da casa, segurando um cabo de vassoura e realizando ameaças verbais. Ao notar a aproximação da viatura, o homem largou o objeto imediatamente. Uma busca pessoal foi feita e nada de ilícito foi localizado.
A vítima confirmou aos policiais que o filho tem comparecido frequentemente ao local, batendo no portão e intimidando-a. Ela apresentou a Medida Protetiva de Urgência expedida pela autoridade judicial, que determina a proibição de aproximação e de qualquer tipo de contato por parte do autor.
Diante do flagrante descumprimento da medida e das ameaças proferidas, o homem recebeu voz de prisão. Ele não apresentava lesões aparentes e colaborou com a equipe durante a abordagem.
O autor foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil, onde foi registrado o boletim de ocorrência pelos crimes de Descumprimento de Medida Protetiva de Urgência e Ameaça (Violência Doméstica), permanecendo à disposição da Justiça.

Deixe o Seu Comentário

Continue Lendo

Cidade

BPMRv apreende mais de 4 kg de haxixe marroquino durante fiscalização em Paranaíba

LUIS VILELA

Publicado

em

Paranaíba/MS – Na manhã desta quarta-feira (12/11), durante fiscalização e orientação de trânsito na MS-240, em frente à Base Operacional do BPMRv, a equipe abordou uma motocicleta Honda CG 125 Fan após ordem de parada.

Durante a entrevista, o condutor apresentou informações contraditórias sobre sua identidade e sobre o trajeto, demonstrando nervosismo anormal. Enquanto realizavam a checagem do veículo, os policiais perceberam massa de calafetar fresca em uma lateral da moto, o que gerou fundada suspeita.

Ao ser novamente questionado, o condutor admitiu que transportava entorpecente escondido no veículo. Em vistoria minuciosa, a equipe localizou um compartimento oculto, onde estavam 44 invólucros de substância análoga ao haxixe marroquino, totalizando 4,385 kg.

Diante do flagrante, o homem foi detido e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Paranaíba, juntamente com o entorpecente apreendido, para as providências legais.

Publicidade

O prejuízo total ao crime foi estimado em R$ 314.700,00.

Assessoria de Comunicação Social – BPMRv/PMMS

Deixe o Seu Comentário

Continue Lendo
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Policial

Cidade23 horas atrás

Pastor é preso em Paranaíba por importunação sexual contra 4 mulheres

A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Delegacia de Atendimento à Mulher – DAM de Três...

Cidade1 dia atrás

PARANAÍBA: Homem é preso por descumprimento de medida protetiva

POLÍCIA MILITAR PRENDE HOMEM POR DESCUMPRIMENTO DE MEDIDA PROTETIVA E AMEAÇA EM PARANAÍBA Na noite desta terça-feira (18/11), por volta...

Cidade3 dias atrás

Condenado por estupro é procurado em Paranaíba

Procurado por estupro de vulnerável (mandado de prisão decorrente de sentença condenatória, com pena de 18 anos e 8 meses...

Brasil3 dias atrás

Fantástico repercute acidente com bike elétrica que matou criança em Paranaíba

Fantástico destacou os riscos das bicicletas elétricas no Brasil. A matéria, exibida neste domingo, mostrou diversos acidentes graves envolvendo esse...

Cidade1 semana atrás

BPMRv apreende mais de 4 kg de haxixe marroquino durante fiscalização em Paranaíba

Paranaíba/MS – Na manhã desta quarta-feira (12/11), durante fiscalização e orientação de trânsito na MS-240, em frente à Base Operacional...

Cidade2 semanas atrás

Corpo de Bombeiros encerra buscas por jovem desaparecido no Rio Paranaíba

O Corpo de Bombeiros Militar de Paranaíba informou que, após 72 horas de buscas, não foi possível localizar o jovem...

Cidade3 semanas atrás

Câmara de Paranaíba aprova Moção de Aplausos a policiais militares por apreensão de armamento pesado

FOTO: PARADADEZ Na sessão desta semana, a Câmara Municipal de Paranaíba aprovou uma Moção de Aplausos em homenagem aos policiais...

Cidade4 semanas atrás

Criança morre após ser atropelada por bike elétrica em Paranaíba (MS)

Uma tragédia foi registrada no início da noite deste domingo (26) em Paranaíba. Uma criança de apenas 3 anos e...

Cidade4 semanas atrás

Governador determina investigação rigorosa após invasão e incêndio em fazenda em Caarapó

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, anunciou que determinou uma “rigorosa investigação” para identificar e punir os...

Cidade4 semanas atrás

Homem é preso após furtar 8kg de carne em supermercado de Paranaíba

POLÍCIA MILITAR PRENDE AUTOR DE FURTO EM SUPERMERCADO EM PARANAÍBA Na manhã desta quinta-feira (23), policiais militares do 13° Batalhão...

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas