Com as informações do Censo Demográfico, será possível retratar as condições de vida dos brasileiros e imigrantes que vivem no país. Com uma cerimônia de lançamento no Mercado Cultural, em Porto Velho, o IBGE deu início à coleta domiciliar do Censo Demográfico 2022, que será realizada de hoje (1º) até 31 de outubro, com a divulgação dos primeiros resultados prevista para dezembro.
Processo seletivo oferece mais de 200 mil vagas para o Censo 2022 – Foto: Divulgação IBGE/Prefeitura de Aliança(PE)
Em três meses, 1.500 recenseadores visitarão 534 mil domicílios rondonienses. Em todo o país, 183 mil recenseadores passarão por 89 milhões de endereços, sendo 75 milhões de domicílios. O chefe da Unidade Estadual do IBGE em Rondônia, Luiz Cleyton Holanda Lobato, conta que o Censo Demográfico brasileiro é uma das mais complexas e grandiosas operações estatísticas realizadas no mundo.
“Os recenseadores vão percorrer cada pedaço do território nacional. São mais de 8,5 milhões de quilômetros quadrados e uma estimativa populacional de 215 milhões de habitantes”.
Com as informações do Censo Demográfico, será possível retratar as condições de vida dos brasileiros e imigrantes que vivem no país. Há dois tipos de questionários: o básico, com 26 quesitos (como características do domicílio, quantidade de moradores, cor ou raça e trabalho e rendimento), e o ampliado, com 77 perguntas, que incluem as questões do questionário básico e tópicos como nupcialidade, deficiência e migração. A seleção da amostra que irá responder o questionário ampliado é aleatória e feita automaticamente no Dispositivo Móvel de Coleta (DMC) do recenseador.
Como identificar o recenseador
Publicidade
Os recenseadores poderão ser identificados pelo seu uniforme – colete e boné, com logotipo do Censo -, pelo DMC e por um crachá visível no bolso do colete, com nome, número de matrícula e foto. É possível verificar a identidade do recenseador pelo site www.respondendo.ibge.gov.br ou pela Central de Atendimento ao Censo 0800 721 8181. Ambos constam no crachá do agente. Para realizar a confirmação, o cidadão deve fornecer o nome, matrícula e/ou CPF do recenseador.
Como grande parcela da população passa a maior parte do dia fora do domicílio, os recenseadores poderão fazer visitas no horário noturno, durante feriados ou fins de semana. Cada recenseador organizará seu trabalho a fim de conseguir entrevistar ao menos um morador de todos os domicílios. Ou seja, todos serão contados, mas nem todos serão necessariamente entrevistados.
H. Eduardo Pessoa é Jornalista e Desenvolvedor de diversos Portais de Notícias como este destinado à Empreendedores, Jornalistas e Pequenas e Médias Empresas. Experiência de mais de 12 mil notícias publicadas e nota máxima de satisfação no Google e Facebook com mais de 79 avaliações de clientes.
A Polícia Militar, por meio da equipe de Força Tática do 13º BPM, prendeu dois homens nesta quarta-feira (data), em Paranaíba, envolvidos em crimes de furto, dano ao patrimônio público e receptação. A ação resultou na recuperação de joias e semijoias levadas de uma residência.
De acordo com a PM, a operação teve início após denúncias anônimas apontarem que um indivíduo estaria praticando uma série de furtos na cidade. Com o auxílio de imagens de câmeras de monitoramento, que flagraram a invasão a um domicílio, os policiais iniciaram diligências ininterruptas para localizar o suspeito.
O homem foi encontrado e abordado pela equipe. Durante a checagem, os policiais constataram que ele deveria estar utilizando tornozeleira eletrônica. Questionado, o suspeito confessou ter rompido o equipamento, que foi posteriormente localizado e recuperado na residência dele.
Ao ser interrogado sobre os objetos furtados, entre eles joias e semijoias, o autor admitiu o crime e revelou a quem havia vendido os itens. Os policiais se deslocaram até o endereço informado, onde o comprador confirmou a aquisição das peças por um valor de apenas R$ 50,00.
Publicidade
Diante dos fatos, o autor dos furtos foi preso pelos crimes de furto e dano ao patrimônio público, enquanto o segundo indivíduo recebeu voz de prisão por receptação.
Os objetos recuperados foram devolvidos aos proprietários. Os dois homens foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Paranaíba para as providências cabíveis.
🎮💻 Sorteio especial em Paranaíba! O Paranaíba Notícia, em parceria com a Super PC Games e Informática, realiza no dia 27 o sorteio de um PC Gamer e mais 10 prêmios.
Para participar, é preciso seguir as regras publicadas no Instagram. Fique ligado, participe e boa sorte! 🍀🔥
PARANAÍBA (MS) – Na tarde desta quinta-feira (18/12), a Polícia Militar de Paranaíba, através da equipe de Força Tática, realizou a prisão de um homem de 20 anos por tráfico de drogas na região da Vila Santa Izabel. A ação resultou na apreensão de uma grande variedade de substâncias ilícitas, incluindo maconha, cocaína, ecstasy e haxixe.
Após receber denúncias anônimas sobre um indivíduo que utilizava uma motocicleta azul para comercializar entorpecentes no bairro, a equipe de Força Tática intensificou o patrulhamento na região. Por volta das 17h30, os militares localizaram um suspeito com as características descritas saindo de uma residência.
Durante a abordagem e busca pessoal, foram encontradas com o suspeito 16 trouxinhas de maconha. Ao ser questionado, o abordado confessou que realizava a venda das drogas e informou que havia mais entorpecentes em sua residência.
Com a autorização do proprietário, os policiais realizaram buscas no imóvel, onde encontraram um verdadeiro arsenal do tráfico:
– Vários tabletes e trouxinhas de maconha prontas para venda;
– Tabletes de Skank (conhecida como “supermaconha”);
– Porções de cocaína (em porção maior e fracionadas);
Pílulas de Ecstasy (droga sintética);
– Invólucros de Haxixe Marroquino;
Duas balanças de precisão e materiais para embalagem (plástico filme, sacos e facão com resquícios de droga).
Diante dos fatos, a Polícia Civil e a Perícia Criminal foram acionadas para os procedimentos técnicos.
O autor foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil, sem ferimentos, acompanhado por seu advogado, onde foi autuado em flagrante. Todo o material ilícito e a motocicleta foram entregues à autoridade policial para as providências de pesagem oficial e investigação.
Deixe o Seu Comentário