Conecte-se Conosco

Artes e Lazer

19 de Abril – Dia dos Povos Indígenas

LUIS VILELA

Publicado

em

“Os povos indígenas são parceiros inestimáveis no fornecimento de soluções para as mudanças climáticas e na criação de um mundo sem fome. Nunca alcançaremos soluções a longo prazo para as mudanças climáticas e para a segurança alimentar e nutricional sem buscar ajuda e proteger os direitos dos povos indígenas.” (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação – FAO)

Em 19 de abril, comemoramos o Dia dos Povos Indígenas, data estabelecida para celebrar a diversidade de culturas dos povos indígenas brasileiros; implementar políticas públicas que garantam os direitos dos povos originários; combater preconceitos contra esses povos; promover reflexões sobre a importância desses povos, destacando sua relevância para a proteção e preservação ambiental.

A data foi criada no ano de 1943, por influência de Marechal Rondon, importante indigenista brasileiro e, também, devido ao Congresso Indigenista Interamericano, realizado, no México, em 1940, com o objetivo de estudar a situação dos povos indígenas no continente americano e criar diretrizes e ações que os governos poderiam adotar para garantir os direitos dos povos indígenas e a preservação de suas culturas e tradições.

De acordo com o Censo 2022 sobre os povos indígenas, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com o apoio da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), a população indígena do país chegou a 1.693.535 pessoas, o que representa 0,83% do total de habitantes. Grande parte dos indígenas do país (44,48%) está concentrada no Norte: são 753.357 indígenas vivendo na região. Em seguida, com o segundo maior número, está o Nordeste, com 528,8 mil, concentrando 31,22% do total do país. As demais regiões têm a seguinte distribuição: Centro-Oeste 11,80% ou 199.912 pessoas indígenas, Sudeste 7,28% ou 123.369 e Sul 5,20% ou 88.097 indígenas.

Publicidade

O Brasil possui um grande número de povos indígenas, mais de 266, de acordo com o Censo Demográfico, de 2022, realizado pelo IBGE, e muitas deles vivem em áreas de grande importância ecológica, como a floresta amazônica. Esses povos possuem um grande e valiosíssimo conhecimento sobre os ecossistemas onde vivem, tendo desenvolvido uma profunda conexão com a terra, as plantas e os animais, ao longo de milhares de anos, vivendo em harmonia com o meio ambiente. Por isso, os povos indígenas sabem como proteger esses ambientes e administrar os recursos naturais de forma sustentável, e esse rico conhecimento tem sido transmitido de geração em geração. Os povos indígenas sabem o quanto é importante preservar os recursos naturais, para a sobrevivência de suas comunidades e, por isso, possuem uma relação de respeito e cuidado com a natureza.

Entretanto, os povos indígenas estão entre os mais vulneráveis e marginalizados da sociedade brasileira, pois sofrem constantemente ameaças às suas vidas, às suas culturas, tradições, línguas, crenças, religiões e formas de organização social, devido à invasão de seus territórios por madeireiros, garimpeiros, grileiros e grandes projetos de infraestrutura, que provocam deslocamentos forçados de suas terras; devido à degradação e poluição de suas terras por causa de desmatamentos, queimadas, contaminação de seus ecossistemas por agrotóxicos e resíduos de mineração; devido ao preconceito, discriminação, exclusão, devido à negação de suas identidades e autodeterminação e à violação de seus direitos humanos; e atualmente devido às graves consequências das mudanças climáticas, da perda de biodiversidade, da degradação ambiental e da pobreza.

É extremamente importante e necessário que os povos indígenas sejam respeitados, que seus direitos sejam reconhecidos e garantidos, e que sejam desenvolvidas e implementadas políticas públicas de valorização de suas culturas e que garantam a participação plena e efetiva desses povos nas decisões que afetam suas vidas e seus territórios, pois os povos indígenas são uma grande referência como guardiões das florestas e são os nossos parceiros essenciais na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva e de um futuro equilibrado, saudável e sustentável para todas as gerações.

Deixe o Seu Comentário

Luís Vilela é jornalista formado pela UNIDERP Campo Grande (MS), atual em veículos de imprensa como Jornal O Estado de MS, rádio CBN Campo Grande, Jornal Tribuna Livre, Rádio Difusora e Rádio VALE FM. Vencedor de premios de Jornalismo FAMASUL e OCB/MS.

Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artes e Lazer

Prefeitura prepara programação especial para o Dia das Crianças neste domingo

LUIS VILELA

Publicado

em

A Prefeitura de Paranaíba, por meio das Secretarias Municipais de Assistência Social, Esporte e Lazer, Educação, Cultura, Governo e Turismo, preparou uma programação especial para celebrar o Dia das Crianças.

A festa será realizada no domingo, 12 de outubro, a partir das 15h, no Centro de Eventos Carnaíba, com uma tarde cheia de diversão e encantamento. O evento contará com brinquedos infláveis, pipoca, algodão-doce e apresentações especiais dos personagens infantís Bob Esponja, Emília, Moana, Stitch, Teddy o Polvo, além do balé.

A celebração também contará com o apoio de parceiros locais. O Sicoob contribuirá com a doação de gelinhos e bexigas, e a Gazin presenteará o evento com uma bicicleta para sorteio, tornando a tarde ainda mais especial para as crianças.

A Prefeitura convida toda a população para participar dessa celebração, que promete garantir alegria, sorrisos e momentos inesquecíveis para as crianças de Paranaíba.

Publicidade

Deixe o Seu Comentário

Continue Lendo

Artes e Lazer

Gato encontrado no Rio Paranaíba é considerado um dos mais raros do mundo

LUIS VILELA

Publicado

em

Um pescador de Paranaíba, a 407 km de Campo Grande, encontrou um animal raro dentro do Rio Paranaíba. Tratava-se de um gato-palheiro melânico (Leopardus braccatus), felino silvestre incomum na região. A informação foi confirmada ao Paranaíba Notícia pelo biólogo especialista em felinos Leandro Silveira.

O gato foi localizado no oco de um tronco dentro da água. Segundo o pescador, o animal estava agressivo e, à primeira vista, parecia ser um gato doméstico abandonado. Para evitar que se afogasse, ele empurrou o felino para a água e o acompanhou até a margem, onde conseguiu sair em segurança. O homem ressaltou que em nenhum momento maltratou o animal e fez o possível diante da situação.

De acordo com o biólogo, o registro é de grande importância. “É um dos felinos mais raros do mundo e bem diferente ele estar nesse tronco, no meio da água, no vídeo. Ele já é raro naturalmente e, como vive em ambiente aberto, acaba ficando ainda mais difícil de ser encontrado devido à conversão dessas áreas em pecuária, agricultura e urbanização. É mais fácil observá-lo em reservas legais e beiras de rio do que em áreas de campo aberto, por isso esse gato é tão raro”, explicou.

O melanismo é uma condição genética que causa excesso de melanina, deixando a pelagem do felino totalmente preta, semelhante a uma onça-preta. Essa característica é rara na natureza, mas pode representar vantagens de camuflagem e termorregulação.

Publicidade

O gato-palheiro é um felino típico do Cerrado e do Pantanal brasileiro, mas de difícil avistamento. O flagrante em Paranaíba chama a atenção justamente pela raridade do fenômeno.

Deixe o Seu Comentário

Continue Lendo

Artes e Lazer

Primeiro Circuito Nativa de Rodeio é realizado em Paranaíba

LUIS VILELA

Publicado

em

Na última sexta-feira (16) e sábado (17), Paranaíba recebeu a realização do Primeiro Circuito Nativa de Rodeio, promovido pelo empresário Valdir Júnior, da Nativa Insumos Agrícolas. O evento aconteceu em sua chácara e foi fechado para convidados, reunindo momentos de emoção, solidariedade e muita diversão.

Além das disputas de montaria que marcaram o circuito, a iniciativa teve caráter social, arrecadando cadeiras de rodas destinadas a instituições da cidade, reforçando o compromisso com a comunidade local.

A programação contou ainda com shows de artistas regionais, que animaram o público presente e deram um brilho especial à festa.

Com esporte, música e solidariedade, o Circuito Nativa de Rodeio mostrou que a tradição sertaneja pode também ser uma grande oportunidade de ajudar quem mais precisa.

Publicidade

Deixe o Seu Comentário

Continue Lendo
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Policial

Cidade3 dias atrás

PM prende autor por tráfico de drogas em Paranaíba

Paranaíba (MS) – Na tarde dessa segunda-feira (06/10), por volta das 17h, a equipe de Força Tática do 13º Batalhão de...

Cidade5 dias atrás

PM apreende arma de fogo e prende homem pelo porte ilegal em Paranaíba

Paranaíba (MS) – Na noite de sábado (04/10), por volta das 23h, a equipe da Força Tática do 13º Batalhão de...

Cidade6 dias atrás

PM INTERROMPE FUGA PERIGOSA E PRENDE MOTORISTA EMBRIAGADO EM PARANAÍBA

Paranaíba (MS) – Na madrugada de sábado (04/10), por volta da 01h, equipes da Radiopatrulha e da Força Tática do...

Destaques2 semanas atrás

HOMEM É PRESO POR AMEAÇAS, RESISTÊNCIA E PERTURBAÇÃO DO SOSSEGO EM PARANAÍBA

Paranaíba (MS) – Na noite desta quinta-feira (25/09), policiais militares do 13º Batalhão de Polícia Militar realizaram a prisão de...

Cidade2 semanas atrás

Homem é preso após tentar aplicar golpes com cheques furtados em Paranaíba

Um homem foi preso em flagrante na tarde desta quinta-feira (25), em Paranaíba, acusado de furto, estelionato e falsificação de...

Cidade2 semanas atrás

Operação afasta policiais penais suspeitos de facilitar entrada de celulares e drogas no Presídio de Paranaíba

Na manhã desta terça-feira (23), a Polícia Civil, com apoio do Garras e da Polícia Militar, deflagrou uma operação que...

Cidade4 semanas atrás

CAPS promove palestra sobre valorização da vida

No dia 10 de setembro, em alusão ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)...

Cidade4 semanas atrás

Motociclista fica ferido após acidente no cruzamento da Melo Taques em Paranaíba

Na tarde deste domingo, um acidente de trânsito foi registrado no cruzamento da rua Melo Taques com a rua Wladislau...

Cidade4 semanas atrás

Acidente com quatro motos deixa seis pessoas feridas em Paranaíba

Na noite de quinta-feira (11), um acidente envolvendo quatro motocicletas deixou seis pessoas feridas na Avenida Aristides Klafke, em Paranaíba....

Cidade1 mês atrás

Polícia Militar resgata cachorro em córrego no bairro Daniel 5

Um cachorro de pequeno porte foi resgatado pela Polícia Militar na manhã desta segunda-feira (8), no bairro Daniel 5, em...

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas